Na manhã desta quinta-feira (21), foi deflagrada em Paranaguá a operação Themis, que conta com a participação da Polícia Civil, COPE, DENARC, Polícia Federal e Guarda Municipal.
“Toda a parte de investigação começou com uma força-tarefa aqui em Paranaguá onde alguns policiais do COPE colaboraram com a parte de inteligência, a divisão de narcóticos também participou. As equipes começaram a tentar entender as organizações criminosas envolvidas no grande número de homicídios que vinham acontecendo em Paranaguá, crimes violentos, muitos tiros e execuções durante a luz do dia. Através do doutor Nilson Diniz, estão sendo cumpridos nesta manhã, 46 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão preventiva”, comentou o delegado Rodrigo Brown.
Quase 200 policiais estiveram envolvidos na execução destes mandados que foram cumpridos simultaneamente. Durante a execução da operação, foram apreendidas muitas armas de fogo e expressiva quantidade de entorpecentes.
Os mandados de prisão também foram cumpridos nas praias do litoral do Paraná e na capital do estado. Eles vão ajudar a elucidar os constantes casos de violência registrados na região.
Por volta das 11 horas da manhã, os delegados: Rodrigo Brown, Nilson Diniz e Rogério Martins realizaram uma coletiva de imprensa onde divulgaram os saldos da operação, que consideraram positiva.
Ao todo foram presas dezessete pessoas e apreendidos: seis veículos, sete armas de fogo, 35 mil reais em dinheiro, rádios comunicadores, quatro quilos de cocaína, dois quilos de maconha, além de outras drogas.
A maioria das prisões aconteceu em Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná e Curitiba.
“É um recado para as quadrilhas de narcotráfico que tentam se estabelecer em nossa região, para terem certeza que as ações das autoridades serão firmes e concretas”, reforçou o delegado Rodrigo Brown durante a coletiva.
“Essas investigações se iniciaram em junho deste ano. Nós vivíamos um momento difícil no mês de março e abril com a explosão do número de homicídios. No curso das investigações destes crimes é que culminou a operação de hoje. Mais de 90% dos crimes contra a vida ocorrem por envolvimento com o tráfico. Foram aproximadamente cinco meses de investigação, em conjunto com o COPE e o Denarc. A importância dessas prisões vai além dos 17 capturados hoje, mas sim dos outros elementos, como por exemplo as armas de fogo”, detalhou o delegado da PCPR no litoral, Nilson Diniz.
“Hoje estamos apresentando apenas o resultado da primeira etapa da operação”, completou o delegado Rogério Martins.
Entre os “nomes” que constam nos mandados de prisão da Operação Themis: Kadu, Robinho, Jennifer Rovero, Tinho, Fera, Vina, Maradona, Lucas, Bruno, Nego, Bê, Fer, Paulo, Índio, Gege, Igor, Rafa, Gabi 1, Ruivo, Juca, Gabi 2, Carroceiro e Memeu.