208ª Festa de Nossa Senhora do Rocio começa neste final de semana

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Começa neste final de semana a 208ª edição da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, com a tradicional Missa e Troca do Manto de Nossa Senhora, que será neste domingo, dia 31 de outubro, às 19h.

Já as novenas da Festa iniciam no dia 06 de novembro e seguem até o dia 14, sendo que o dia da padroeira é 15 de novembro. As celebrações vão acontecer em oito horários diferentes, com início às 5 horas da manhã e finalizando às 19 horas.

Esse ano o tema escolhido será: “Mãe do Rocio, envolvei-nos em vosso manto de amor e proteção”.

A festa em louvor a Nossa Senhora do Rocio é considerada um dos maiores eventos de turismo religioso do Sul do Brasil e antes da pandemia, chegou a atrair mais de 300 mil fiéis durante os 15 dias de celebração. Assim como aconteceu em 2020, a festa teve que ser adaptada por conta da pandemia.

Um dos momentos mais esperados será a presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que presidirá a missa do dia 14 de novembro às 19 horas, ele é um dos nomes mais importantes do meio católico no Brasil.

O reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, conversou com o Portal E+ Notícias sobre as expectativas para a Festa.

Quando começa a festa em homenagem a Nossa Senhora do Rocio e até quando vai?

A Festividade de Nossa Senhora do Rocio terá início neste fim de semana, com a tradicional Missa e Troca do Manto de Nossa Senhora, que será neste domingo, dia 31 de outubro, às 19h. A Novena da Festa começa no dia 06 de novembro e vai até o dia 14. O dia da padroeira é dia 15 de novembro.

Qual a expectativa para a festividade deste ano?

Estamos recebendo várias ligações de todos os cantos do Paraná, pois muita gente vem até a casa da Rainha do Paraná em agradecimento, para pagar promessas e participar deste momento de oração e devoção a Nossa Senhora. Ao mesmo tempo, muitas pessoas aqui mesmo de Paranaguá tem a tradição de frequentar as Missas, Novenas e Procissões nesse tempo. Por isso estamos com uma boa expectativa de participação esse ano.

Qual a programação para estes primeiros dias?

Teremos a troca do manto neste domingo dia 31, no dia 02 teremos duas missas pelos falecidos, no dia 03 teremos a missa solene de Dedicação do Altar, com a presença de Dom Edmar Peron, na quinta-feira dia 04 teremos as duas missas do Santíssimo. E no sábado começam as novenas da Festa, com 8 horários de celebração por dia.

A programação completa onde os fiéis podem conferir?

Os fiéis podem encontrar a programação completa em nosso site (www.santuariodorocio.com), nas redes sociais (Facebook e Instagram) e em nosso canal no YouTube (Santuário do Rocio Paranaguá). Todos as mídias sociais do Santuário do Rocio.

Com relação às procissões, como acontecem nesta edição?

Esse ano acontecem as seguintes procissões: carreata, procissão ciclística, procissão motociclística, cavalgada e procissão solene do dia 15 e procissão de retorno, no dia 16. Lembrando sempre de respeitar as orientações das autoridades com relação à Pandemia.

Os parquinhos e barracas comerciais foram contratados?

Infelizmente não, ainda não é liberado este formato de evento, e sabemos da grandiosidade que é a Festa do Rocio.

Como vai funcionar a Promoção de prêmios neste ano?

As cartelas da Promoção de Prêmios já estão à venda em vários pontos da cidade, inclusive no Santuário também. A partir do dia 06 de novembro o carro já estará exposto em frente ao Santuário.

Tem uma novidade que é uma cota de publicidade. Como será?

Já encerramos essa parte da busca de apoios para a festa. Mas as empresas que adeririam a essa modalidade terão sua logomarca impressa em todas as publicações da festa e também num painel que ficará dentro do santuário. Nós agradecemos imensamente as empresas que nos ajudaram a fazer essa festa da padroeira.

As novenas como serão realizadas? Haverá transmissão on-line?

As novenas serão do mesmo formato do ano passado, com 8 horários em cada dia, a partir do dia 06 até o dia 14, sendo: 5h (novena), 6h (missa e novena), 8h, 10h, 14h, 16h e 18 (novena) e 19h (missa e novena). No último horário, às 19h, sempre teremos a presença de um bispo vindo de alguma diocese do Paraná. Teremos as Missas e Novenas transmitidas pelas redes sociais às 6h, 16h e 19h. Sempre esses horários sendo transmitidos ao vivo.

Padre, deixe um convite para que a população prestigie a festa.

A festa de Nossa Senhora do Rocio é muito grande. Atrai pessoas de diversas localidades. É um momento de encontro. Que esse tempo de encontros seja bonito, especial, marcante na vida de todas as pessoas que por aqui passarem. Sejam bem vindos. Estamos de braços e corações abertos para acolher a todos.