373 anos: Porto é motivo de orgulho para a Mãe do Paraná

Porto de Paranaguá bate recorde atrás de recorde. Crédito da foto: Globo Rural

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Hoje o berço da civilização paranaense, a mãe do Paraná, completa 373 anos.  E entre as inúmeras riquezas que Paranaguá possui, está o Porto.

O Porto de Paranaguá é o maior porto graneleiro da América Latina. Sendo também o 3º maior porto de contêineres do Brasil, perdendo só para Itajaí e Santos. Além de ser o maior porto do Brasil em exportação de grãos.

Sempre motivo de orgulho, ele bate recorde atrás de recorde. Por isso, neste dia especial vamos conhecer um pouco mais sobre essa potência que é essencial para o desenvolvimento e crescimento econômico de Paranaguá.

O Portal E+ Notícias conversou com Luiz Fernando Garcia da Silva Diretor-Presidente dos Portos de Paranaguá e Antonina. Na entrevista ele falou sobre a importância do porto para a cidade, os recordes batidos recentemente e muito mais. Confira!

Na imagem Luiz Fernando Garcia, Diretor-Presidente dos Portos de Paranaguá e Antonina. Crédito da Foto: Paraná Portal

No dia em que Paranaguá celebra 373 anos. Qual a importância do Porto para a cidade, na sua opinião?

O desenvolvimento de Paranaguá passa pelo porto. Sabemos que a atividade portuária tem o bônus e o ônus. Somos o principal porto graneleiro do Brasil e isso tem impacto na cidade. Então o desafio é equilibrar esta relação, minimizando os impactos negativos e maximizando os positivos. Hoje, de cada cinco empregados na cidade, um é diretamente ligado ao porto.  A atividade portuária é responsável por cerca de 44% dos empregos locais. Só o setor de armazenagem e transporte contribui com mais de R$ 33 milhões em salários, todos os meses. Esse dinheiro é gasto no mercado, no comércio, nas lojas. Além disso, a empresas que atuam nos portos são responsáveis por mais da metade dos valores arrecadados pelas prefeituras com o ISS, Imposto Sobre Serviços: quase 66% em Paranaguá. Imposto que é usado pelos municípios em melhorias nas escolas, postos de saúde, pavimentação e outras obras públicas.

O Porto tem batido recordes atrás de recordes, qual é a explicação para estes números cada vez mais expressivos?

O empenho de todos os trabalhadores e de toda a comunidade portuária. Pessoas que se dedicam diariamente para fazer o melhor e que não pararam, mesmo durante a pandemia. Além disso, os investimentos constantes em infraestrutura e melhorias operacionais fazem de Paranaguá o porto mais eficiente do Brasil. São 14,5 milhões de toneladas movimentadas por metro linear de cais. E somos um porto pequeno, se comparado com Santos. Temos 4 km de cais e o porto paulista têm mais de 20 km. Nosso diferencial é nossa gente e a qualidade do nosso serviço.

Qual sua mensagem de aniversário para a cidade neste dia tão especial?

Nestes 373 anos de Paranaguá o sentimento é de orgulho. Orgulho por nosso povo que enfrentou a crise de cabeça erguida. Que entendeu a importância do nosso serviço para o Brasil. E orgulho também por que nossa comunidade se cuidou e cuidou dos demais, participando ativamente da campanha de vacinação contra a Covid-19. Por isso, meus parabéns a Paranaguá e, em especial, ao povo parnanguara.