Dois homens são presos e uma adolescente apreendida por desvio de carga e corrupção ativa

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Na tarde de ontem (08), dois homens foram presos e uma adolescente foi apreendida por desvio de carga e corrupção ativa, após uma ação da PMPR (Polícia Militar do Paraná), no Bairro Vila Garcia, em Paranaguá.

De acordo com o que foi levantado por esta redação, às 16h20min, policiais militares foram acionados por agentes de inteligência do 9º BPM (Batalhão de Polícia Militar), para darem apoio na abordagem a um grupo de pessoas que, de forma irregular, estava carregando um caminhão com carga de origem duvidosa, em um endereço localizado na Rua Levi Gonçalves, próximo a um material de construção.

No local, os militares estaduais interceptaram cinco homens, o responsável pela operação, dois motoristas e dois carregadores. Indagado sobre a procedência do material, aproximadamente 33 toneladas de cevada e fertilizantes armazenados de forma irregular, e a existência de nota fiscal, o encarregado da operação disse que apenas estava gerenciando o carregamento, mas que entraria em contato com o dono dos produtos para a apresentação do documento fiscal exigido.

Após algum tempo de espera, e muitas tentativas de contato com o proprietário da carga, o responsável informou aos policiais que o seu contratante não compareceria ao local trazendo a nota fiscal, mas que mandaria 2 mil reais em dinheiro, como forma de propina, para que os militares liberassem a carga.

Não demorou muito, e um táxi chegou no endereço transportando uma adolescente de 17 anos idade, que tinha consigo o valor do suborno e a orientação de entregar o dinheiro ao encarregado, para este efetuar a negociação ilícita com os policiais militares.

Ato contínuo, diante da efetivação do crime de corrupção ativa, o responsável pela atividade ilegal recebeu voz de prisão e a menor de idade de apreensão, sendo ambos, posteriormente, conduzidos ao plantão policial para a adoção dos procedimentos legais de praxe.

Em paralelo, parte das guarnições policiais militares seguiu para o endereço do homem apontado como sendo o dono da carga, uma casa localizada no conjunto Ilha do Farol, e, após diligências, obteve êxito em abordar e prender o indivíduo, enquanto este transitava com seu automóvel pelas ruas da região.

Conforme o que foi informado pela polícia, no momento da interceptação, o autor do suborno ainda tentou fugir acelerando o seu carro na contramão de uma via. Ele chegou a furar o sinal vermelho de um semáforo, mas, apesar da fuga, o homem de 31 anos de idade foi perseguido e detido pelos militares.

Assim como os outros envolvidos, o abordado recebeu voz de prisão, sendo conduzido, em seguida, com toda a carga apreendida, bem como com o dinheiro do suborno, os veículos e aparelhos celulares confiscados, para a 1ª SDP (Subdivisão Policial de Paranaguá), a fim de serem colocados à disposição da Autoridade de Polícia Judiciária, para a adoção das medidas legais cabíveis ao caso.