Bancos já podem definir próprios horários de atendimento

Crédito da Foto - Folha do Litoral

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A partir de agora os bancos terão autonomia para escolher o horário de abertura e fechamento das agências, levando em conta suas características e políticas internas.

A medida que vem dividindo opiniões e causando polêmica, foi anunciada no dia 28 de outubro pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

De acordo com a Federação, o crescimento do mobile banking e do internet banking durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 impulsionou e acelerou a decisão.

“Ao longo dos últimos anos os bancos aumentaram os seus investimentos em tecnologia como forma de acompanhar a aceleração da digitalização de seus serviços e de seu modo de trabalhar, com mais facilidade, conveniência e segurança aos consumidores”, comentou a entidade.

Sobre este assunto, o Portal E+ Notícias conversou com a Presidente do Sindicato dos Bancários em Paranaguá, Tania Mara Soares. Confira!

Quando os horários bancários haviam sido alterados e por qual motivo?

Desde o início da pandemia, os bancos tiveram seus horários modificados, foi a forma de adaptar-se ao cenário atual. Com a pandemia veio o trabalho home office, condição esta para mantermos o distanciamento que consequentemente diminuiu o quadro de funcionários.

Quando os horários de atendimento devem voltar ao normal?

Algumas agências aqui no litoral, estão aos poucos retornando à normalidade. Atualmente os bancos estão funcionando nos seguintes horários: O Banco Bradesco atende das 9h às 10h prioritários e  das 10h às 14h, o público geral;  Banco Santander das 9h às 10h prioritários e das 10h às 16h os demais clientes; Banco Itaú atende prioritários das 9h às 10h e o público em geral das 9h às 14h; Banco do Brasil atende das 9h às 10h prioritários e das 10h às 14h o público geral; Caixa Econômica Federal atende das 8h às 13h até o dia 22 de novembro de 2021, e a partir de 23 de novembro atenderá da 10h às 15h.

Atualmente não existe um horário padrão de acordo com a FEBRABAN. Os bancos é quem decidem seus horários.

O fato de cada instituição bancária definir seu próprio horário de atendimento não pode vir a ocasionar algum problema?

Os bancos aumentaram seus investimentos em tecnologia como forma de acompanhar a aceleração da digitalização. Com isso ganharam autonomia, e decidem seus horários de abertura e fechamento. De acordo com suas características e políticas internas. Quanto ao fato de haver problemas, alertamos ao público que se mantenham informados dos horários, uma vez que os mesmos poderão ser diferenciados.