A Saíra-militar é escolhida como ave símbolo do município de Morretes

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Saíra-militar foi escolhida como ave símbolo do município de Morretes. A votação foi online e durou 45 dias, moradores e turistas puderam participar da escolha.

Outras aves participaram da “eleição”: Tucano-de-bico-preto, Pica-pau-de-cabeça-amarela, Surucuá-grande-de-barriga-amarela e Bonito-lindo.

As espécies foram selecionadas pelos ornitólogos Raphael Sobania e Fernando Costa Straube e pelo guia de observação de aves Luciano Amaral Breves.

A campanha para escolher a ave símbolo de Morreste foi criada com a finalidade de valorizar as riquezas naturais, turísticas e históricas da região, além de incentivar a comunidade a apreciar e valorizar a fauna e flora local.

Agora, o próximo passo é encaminhar um projeto de lei para a Câmara Municipal e oficializar a escolha popular.

Segundo os organizadores da campanha, a imagem da Saíra-militar será agregada aos símbolos oficiais do município. Vários países têm a sua ave símbolo oficializada, no Brasil, isso acontece em diversos municípios.

“Além de valorizar nosso bioma, esta iniciativa posiciona Morretes como um Município que reconhece a importância da conservação do meio ambiente e incentiva o turismo de natureza através da observação de aves (birdwatching), uma atividade essencial para aproximar e sensibilizar as pessoas de questões relacionadas à proteção da natureza, disse o Prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Junior.

“Quando se divulga uma ou várias espécies, como aqui, você faz com que a população entre em contato com esses exemplares da fauna e passe a respeitar, conhecer e criar um sentimento de pertencimento à região. Também é importante para que as pessoas entendam, desde cedo, que preservando, o turismo vem. Morretes possui uma paisagem e uma exuberância espetaculares, comparáveis aos melhores destinos turísticos do mundo. Mas isso precisa ser valorizado. Essa campanha também é uma forma de valorizar o turismo e as espécies nativas que existem na região”, destacou Giem Guimarães, diretor executivo do Observatório de Justiça e Conservação.

Com apoio de informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Morretes 

PARCEIROS