Pontal do Paraná não deixará passar em branco a Campanha Abril Laranja, de combate aos maus-tratos a animais. Serão dois eventos realizados: um no dia 25 (terça-feira) e o outro no dia 29 de abril (sábado).
No dia 25 será a vez do II Fórum Abril Laranja, organizado pela Rede de Proteção Animal (RPA) de Pontal do Paraná, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
O evento está marcado para às 18 horas no Centro de Capacitação, localizado na rua Dídio Costa, 422, no balneário Praia de Leste.
O Fórum será aberto ao público e vai reunir profissionais ligados ao mundo animal: protetores, biólogos, veterinários e outros.
Na ocasião, entre os palestrantes, estará o secretário municipal do Meio Ambiente, Jackson Bassfeld, que é biólogo. Ele vai abordar assuntos como a atuação da Rede de Proteção Animal no município. A Rede tem entre as suas funções, a criação de um banco de ração, cujas doações são destinadas aos protetores da cidade e seus projetos.
Já no sábado (29), o município recebe um momento muito esperado: a 1º Feira de Adoção de Animais. O evento acontece na Praça Alvorada, no balneário Shangri-lá, a partir das 13h30.
Os presentes vão poder interagir com cães e gatos que estão disponíveis para a adoção. Todos foram resgatados em situação de abandono ou maus-tratos e já passaram pela castração, ou tem o procedimento programado.
A feira também é organizada pela Rede de Proteção Animal (RPA) de Pontal do Paraná, em parceira com a Prefeitura. Durante o evento ainda haverá a corrida Kids, stands para visitação, doação de brindes e muito mais.
“Adote um Pet, adotar é receber amor em dobro. Venha e traga a criançada para se divertir conosco”, convidou a Prefeitura de Pontal do Paraná através de suas redes sociais.
Abril Laranja
No mês instituído como Abril Laranja, o objetivo é reforçar a importância da prevenção contra a crueldade animal. A campanha foi criada em 2006 pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, em inglês).
No Brasil, cometer maus-tratos contra os animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. A pena pode chegar a até cinco anos de prisão (Lei Federal nº 14.064/20), pagamento de multa, e inclusão do nome do infrator no registro de antecedentes criminais. Quem comete crueldade contra os animais pode ser preso em flagrante pela autoridade policial.
Para denunciar casos do tipo, basta comparecer a qualquer delegacia de polícia com pelo menos uma prova, que pode ser através de vídeos ou fotos registrados pelo celular.