Acessibilidade: Paranaguá reinaugura Central de Intérpretes de Libras Bruna Pivato

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais Bruna Pivato foi reativada em Paranaguá, no dia 1º de agosto deste ano.

O novo espaço fica na rua XV de Novembro, Centro Histórico e o horário de atendimento acontece das 8 ao meio-dia e das 13 até às 17 horas.

“Ela queria ajudar os outros surdos a terem o mesmo que ela teve e hoje vemos isso acontecendo”, disse Antônio da Mata, pai de Bruna Pivato, ele esteve presente no evento de reinauguração.

O novo espaço recebe o nome de uma servidora municipal que faleceu em 2015, em decorrência de uma anemia falciforme. Ela lutava arduamente pelos direitos da comunidade surda local.

Vale lembrar que a vereadora Isabelle Dias, que atua na Câmara Legislativa de Paranaguá é autora da lei nº4032/2021. Ela garante que o direto de pessoas surdas à comunicação seja garantido pelos órgãos públicos de Paranaguá. Isabelle Dias é a primeira vereadora surda eleita na história da cidade.

“A Central de LIBRAS Bruna Pivato tem em sua importância promover a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo assim o acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade, promovendo seus direitos como cidadãos, o local foi escolhido estrategicamente na região central da cidade, objetivando um atendimento amplo e de fácil localização”, destacou a vereadora Isabelle Dias, em entrevista ao Portal E+ Notícias.

No local, os surdos vão poder resolver suas questões em diversos segmentos como saúde, obter orientação jurídica e muito mais. Tudo com a orientação de um intérprete.

“ O objetivo da Central é facilitar o acesso aos serviços públicos e às informações diversas, bem como ampliar a comunicação e a interação, os intérpretes são responsáveis pelo auxílio e colheita de informações sobre diversos assuntos como marcação de consultas médicas; solicitação de documentos como CPF, RG e carteira de trabalho; cadastramento nos programas sociais do governo e auxílio na consulta de benefícios ao trabalhador, dentre outros. Os serviços são prestados com uso presencial e tecnológico, serviços de emergência ou através de agendamento prévio. Com programas de computador, telefones fixos e celulares com vídeo conferência que facilitam a comunicação nos atendimentos. O serviço se estende a toda pessoa com deficiência, transtornos, síndromes, doenças raras, surdos, surdocego, idosos e deficientes auditivos”, explicou a vereadora.

Foto: Prefeitura de Paranaguá 

 

PARCEIROS