Alerta: Câncer de mama e o de próstata são os mais incidentes no Brasil

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

No dia 4 de fevereiro aconteceu o “dia mundial do câncer”. O objetivo da data foi de trazer informações sobre a doença e conscientizar a população sobre os fatores de riscos e os principais sinais de alerta.

Segundo especialistas no assunto, 17 milhões de casos novos de câncer são descobertos todo ano. Somente no Brasil, a expectativa para 2022 é de quase 500 mil casos novos e uma mortalidade que chama a atenção.

Dentre eles, o câncer de mama e de próstata são os mais incidentes. Em Paranaguá, o Instituto Peito Aberto atende mulheres diagnosticadas com câncer de mama em todas as fases da doença.

A idealizadora do Instituto, Fabiana Parro, que aos 36 anos enfrentou a doença, destacou a importância de datas como o dia 4 de fevereiro.

“A importância é trabalharmos a questão da prevenção, todos os meios de comunicação se voltam novamente para falar sobre a importância do auto cuidado na prevenção do câncer, principalmente porque a doença é o segundo maior motivo de óbito da população mundial ficando através apenas de problemas vasculares de saúde. Na mulher o câncer de mama se estaca e no homem o de próstata, além disso, datas como 4 de fevereiro geram o alerta da descoberta precoce da doença, que pode ser essencial para o sucesso do tratamento”.

Hoje, o Instituto Peito Aberto atende 82 mulheres com câncer de mama, só no ano passado a iniciativa recebeu 27 novas pacientes e neste mês que acaba de começar, outras quatro mulheres procuraram atendimento.

Fabiana Parro destaca que a prevenção do câncer é muito mais que a realização de exames de rotina.

“No caso do câncer de mama, a prevenção vai além da mamografia, é o que faz da sua vida todos dos dias. Hoje já se sabe que o câncer de mama, por exemplo, é multifatorial, não somente genético. O que previne o câncer mama é alimentação saudável, prática de exercício físico, qualidade de sono, combate ao stress, controle hormonal. Então, são vários fatores que auxiliam na prevenção, claro que o histórico familiar também deve ser observado. Eu descobri um câncer de mama com 36 anos, minha filha deve iniciar o rastreamento com 26 e assim por diante”.

As mulheres que tiverem interesse em receber os atendimentos proporcionados pelo Instituto Peito aberto, podem procurar as redes sociais e entrar em contato.

“A paciente entra em contato com o Instituto, recebe o acolhimento, é encaminhada para a assistente social que faz o direcionamento desta paciente para nossos especialistas de acordo com a necessidade dela no momento. Já a Oficina de peruca e lenços, atende todos que lutam contra o câncer”.

Fabiana faz um alerta.

“Meu recado é que qualquer pessoa pode ser diagnosticada com câncer, independentemente da idade. Então, a mulher precisa ter um olhar diferenciado para ela para que qualquer alteração procure orientação médica. Outra dica é, muitas vezes nos cuidamos e mesmo assim adoecemos, por isso, prepare seu corpo para que ele fique apto para combater qualquer doença que você possa vir a ter, se eu tenho um corpo saudável, a chance de eu me recuperar da doença é muito maior”.

Ela também deixou uma mensagem para quem está lutando contra o câncer neste momento.

“Acredite na ciência, não espere quando receber o diagnostico, o tempo é valioso. Entenda que é um período, um processo e vai acabar, mas precisamos passar por essa tormenta para enxergar o sol lá no final”, finaliza.