Alopecia: entenda mais sobre essa doença que causa a queda de cabelo

Foto- Unimed

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A cerimônia da premiação mais importante do cinema, o Oscar 2022, colocou a alopecia entre os assuntos mais comentados da internet nas últimas horas. Convidamos o especialista em dermatologia da Unimed Paranaguá, Dr. Charles Name De Dominicis para comentar mais sobre esta condição.

O que é a Alopecia areata?

A alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda do cabelo.

Os fios começam a cair resultando, mais frequentemente, em falhas circulares no couro cabeludo, porém, em alguns casos a queda podem ser bem maior, levando a queda total do cabelo.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito durante o exame Dermatológico, utilizando testes e Dermatoscopia (aparelho de uso comum do médico especialista) e as vezes requer biópsia.

Quais são as principais causas para o desenvolvimento desse tipo de alopecia?

Diversos fatores estão envolvidos, como o aspecto autoimune (o próprio corpo ataca os bulbos dos folículos), bem como a participação genética. É comum também neste problema, haver um envolvimento de participação emocional (gatilhos de traumas emocionais).

Podemos também, documentar alterações em alguns exames que podem influenciar neste problema

A perda de cabelo é o único sintoma?

Não! Geralmente pode haver uma tristeza que pode chegar ao sofrimento mais intenso como a depressão. Podemos contar com problemas na glândula tireoide, anemias, desnutrição e outros.

Existe cura e tratamento?

Há casos em que há cura, repilação total e outros a depender da gravidade, que estabilizam na forma já calva. Por isto é tão importante acolher e tratar esta enfermidade.

Vale reforçar que a alopecia areata não é contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro. A evolução da alopecia areata não é previsível por isso é muito importante entendermos mais sobre essa condição, evitando assim todo e qualquer preconceito com quem lida com esta condição.