Alunos da Rede Estadual de Ensino vão passar a fazer três refeições no ambiente escolar

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, anunciou na última quarta-feira (1), uma boa notícia para a educação. Os estudantes da rede estadual de ensino, a partir de agora, vão passar a fazer três refeições durante o período escolar.

Segundo o Governo do Estado, mais de 1 milhão de estudantes serão beneficiados com a iniciativa. O anúncio aconteceu no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, em Colombo (Região Metropolitana de Curitiba).

Com a ampliação do programa Mais Merenda, as instituições de ensino passam a oferecer mais um lanche na entrada e outro na saída de cada turno, além da merenda regular que já é fornecida nos intervalos das aulas.

Um projeto-piloto que já estudava a mudança, começou a ser introduzido em cinco Núcleos Regionais de Educação (NREs) em 2020, mas com a paralisação das aulas devido a pandemia de Covid-19, retornou no ano letivo de 2021. Ao todo, o novo formato do Projeto Mais Merenda vai abranger os 2.109 colégios da rede estadual.

“É o maior programa do País de segurança alimentar nas escolas. As crianças e os adolescentes entram na escola e se alimentam, comem no recreio e, antes de ir embora, se alimentam de novo, para ir com a barriga cheia para casa. Somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo e não podemos admitir que nossos alunos frequentem as aulas com fome. O Paraná quer ser exemplo para o Brasil na alimentação escolar”, destaca o Governador Ratinho Junior.

O governador comentou ainda sobre a gestão do recurso pelas escolas. “É uma forma de distribuição de renda na economia local. Os diretores farão as compras nos mercados, mercearias, panificadoras e de cooperativas de agricultores próximos de sua unidade, movimentando o bairro e todo o entorno”.

Para realizar as alterações, o Governo do Estado desembolsou um recurso extra de R$ 40 milhões ao fundo rotativo das escolas, eles serão usados na compra dos alimentos, trazendo um fôlego extra também para o comércio local.