Amor aos Animais: Conheça o belo trabalho do Grupo Focinhos Carentes

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Basta ver o antes e depois dos animais nas fotos para entender a relevância e grandeza do trabalho executado pelos voluntários do Grupo de Proteção Animal Focinhos Carentes.

O projeto começou em 2018 em Paranaguá e tem feito a diferença.

O grupo não recebe qualquer auxílio do governo e sobrevive através da contribuição de pessoas que compartilham os mesmos sentimentos: o amor e respeito aos animais.

Para conhecer melhor este belo trabalho, conversamos com uma das responsáveis pelo projeto, a Camila Cabral. Confira!

Há quanto tempo o projeto existe em Paranaguá?

O Grupo de Proteção Animal Focinhos Carentes atua no município de Paranaguá desde novembro de 2018.

Como ele surgiu?

Ele surgiu a partir de um grupo de voluntários apaixonados por animais de estimação, o qual se reuniu com o propósito de amenizar o sofrimento de animais em situações de abandono e de vulnerabilidade em nossa cidade.

Como tem atuado em Paranaguá?

Não recebemos nenhum tipo de auxílio governamental, nossos recursos são procedentes de doações esporádicas de simpatizantes que acompanham nosso trabalho. Para manter os animais que estão em lares temporários arrecadamos roupas, sapatos e demais objetos em bom estado de conservação e que possam ser vendidos em nossos bazares, também fazemos diversas rifas e eventos gastronômicos.

Auxiliamos animais que estão em lares temporários com fornecimento de rações e atualmente o consumo mensal gira em torno de 700 Kg. Também dispomos a eles assistência veterinária como vacinações, consultas, castrações, medicamentos veterinários, cirurgias e também realizamos eventos para banhos e limpeza desses lares.

Quais medidas vocês acreditam que poderiam evitar ou até mesmo erradicar situações de abandono e maus tratos?

Nosso maior sonho é que não existissem animais em sofrimento e que a população entendesse a importância da posse responsável: mantivessem seus animais dentro de suas casas, não permitindo acesso as ruas. Também é fundamental a castração dos animais, pois já temos muitos abandonados precisando de um lar. Outro cuidado fundamental é que vacinem seus bichinhos, pois a vacina evita uma série de doenças que inclusive podem levá-los à morte. Pedimos que adotem se tiverem condições de dar afeto, uma boa alimentação, levar ao veterinário para consultas, vacinas e a castração. A castração, além de evitar crias indesejadas, evita fugas, brigas, marcações de território, previne doenças como piometra (infecção no útero), câncer de mama, próstata, tumor venéreo transmissível, dentro outras enfermidades.

Como colaborar com o projeto?

Se você simpatiza com a nossa causa e gostaria de ajudar de alguma forma, entre em conttao conosco através das redes sociais: @focinhoscarentespgua no Instagram e no Facebook.

“A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana” – Charles Darwin