Após criança levar choque colhendo frutas, Corpo de Bombeiros dá orientações

Crédito da Foto - Tribuna do Paraná

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

No último sábado (12), a equipe do Corpo de Bombeiros atuante em Guaratuba, socorreu um garoto de apenas 12 anos com uma parada cardiorrespiratória, no bairro Nereidas. Segundo informações obtidas com testemunhas e familiares, ele estaria colhendo frutas utilizando um objeto metálico, quando sofreu um choque elétrico e caiu inconsciente.

Um homem que presenciou a situação, colocou a criança em seu carro particular e parou um bombeiro militar, que estava dentro de uma viatura. A equipe começou um procedimento de reanimação cardiopulmonar e a criança foi levada com uma ambulância do Corpo de Bombeiros até o aeroporto, em Guaratuba, onde estava o helicóptero o Falcão 08 aguardando para dar sequência ao atendimento.

Após 30 minutos de reanimação cardiopulmonar, a vítima retomou o pulso e respiração. O garoto foi estabilizado e encaminhado pela aeronave ao Hospital Regional do Litoral.

Felizmente, ocorrências como esta não são comuns no Litoral do Paraná, segundo informações da Tenente Ana Paula, do Corpo de Bombeiros.

“Tivemos dois casos de choque elétrico com energia desde o início do ano passado. Uma foi essa do menino em Guaratuba, considerado grave e outro caso em que uma mulher de 38 teria levado um choque ao mexer na caixa de energia, em Paranaguá. Ela foi encaminhada ao hospital consciente e orientada, sem lesões graves”, destaca.

Mas, caso acidentes semelhantes ocorram, alguns cuidados devem ser observados na hora de prestar socorro à vítima.

“A primeira orientação é que seja cortada ou desligada a fonte de energia, mas sem que a vítima seja tocada para que essa corrente elétrica não se transfira para uma outra pessoa. Outro cuidado é afastar a vítima da fonte elétrica o que pode ser feito com o auxílio de materiais não condutores, como plástico, madeira e borracha. Também é preciso verificar se a vítima está consciente, se ela estiver, você deve mantê-la calma até a chegada do socorro especializado, se ela não estiver consciente, inicie imediatamente o procedimento de massagem cardíaca até a chegada do atendimento. Nestes casos, o socorro sempre deve ser chamado imediatamente”, reforça Tenente Ana Paula.