Após reclamações, DER-PR busca empresa para operar linha de ônibus entre Antonina e Guaraqueçaba

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PR) publicou – no dia 10 de fevereiro – em seu site oficial, uma convocação para que empresas de transportes possam operar entre os municípios de Antonina e Guaraqueçaba.

O comunicado, que também consta no Diário Oficial do Estado, esclarece que os serviços serão prestados de forma provisória, até que seja realizada a nova licitação.

As companhias interessadas devem ter registro no DER. O trajeto, o qual tem cerca 100 quilômetros, será percorrido entre as PRs 340 e 405.

Diante disso, o órgão do Governo do Paraná faz algumas recomendações com relação aos veículos para viagem, assim como reforça a questão da escala e tarifa do serviço intermunicipal.

“Veículos tipo ônibus ou micro-ônibus – padrão rodoviário. Os horários e preços serão determinados pelo DER. Havendo mais de uma interessada, a escolha se dará por meio de análise dos requisitos exigidos e da capacidade técnica operacional mais adequada”, consta no documento.

As empresas devem se manifestar até o dia 25 de fevereiro, pelo endereço eletrônico: fiscsacder@der.pr.gov.br.

Desistência da Viação Graciosa

A responsável pela linha Antonina-Guaraqueçaba era a Viação Graciosa. A empresa desistiu de operar, depois das reclamações feitas pelos passageiros do transporte coletivo.

Além da redução da viagem, que passou a ser feita apenas nas segundas, quartas e sextas-feiras, os usuários se queixavam do sucateamento dos ônibus.

Goteiras e Superlotação

Segundo os viajantes, por conta dos furos na parte superior de um dos veículos, em dia de chuva, a situação ficava insustentável.

Em entrevista ao Bom dia Paraná, da RPC, uma passageira resumiu a situação enfrentada pela população, que faz – com frequência – o trajeto de mais de 3 horas.

“O ônibus não tem banheiro, é desconfortável. Não vai todo mundo sentado”, disse Isabel Cunha.

Ela, que precisou armar um guarda-chuva dentro do veículo, devido as goteiras, relatou – ainda – que no dia 7 de fevereiro, presenciou outras cenas – nada agradáveis – durante o percurso até a sua casa.

“O ônibus estava lotado e não tinha onde colocar as coisas. As compras precisavam ficar com os passageiros. Não tinha bagageiro. De tão lotado, parecia que a roda ia sair. É muito perigoso, porque as curvas de Guaraqueçaba são fechadas”, completou.

Nota à imprensa

Em comunicado à imprensa, a Viação Graciosa confirmou o encerramento dos serviços de transporte entre as PRs 340 e 405.

Ela reconheceu o estado precário dos ônibus, entretanto, relatou que realiza manutenção preventiva, já que as estradas são de difícil acesso.

Ainda conforme a empresa, o veículo com goteiras teve o problema solucionado.