Aulas presenciais, nos colégios estaduais de Paranaguá, retornam nesta segunda-feira (24)

Foto: SEED

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Em meio a várias controvérsias, as aulas presencias da rede estadual de educação retornam nesta segunda-feira (24), em Paranaguá. Embora haja pais e professores que estejam animados pela volta, há aqueles que estão receosos e afirmam que não irão enviar seus filhos à escola.

Embora, de acordo com a prefeitura, todos os profissionais de educação da rede estadual já tenham sido vacinados contra o coronavírus, somente alguns colégios abrirão as portas neste primeiro momento.

Segundo a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Liliana Kfouri, em entrevista à imprensa, não serão todas as escolas que voltarão a funcionar neste momento. “Serão poucas turmas, com, no máximo, 10 alunos cada. O objetivo é atender aqueles com maior dificuldade, que não têm acesso à internet, por exemplo”, diz.

Ela comenta que, no município, o retorno será gradual, mas, nas escolas estaduais localizadas nas ilhas, as aulas já retornaram a partir do dia 10, por existirem poucos alunos matriculados. Liliana informa que, semanalmente, os colégios farão rodízios de alunos, isto é, a cada semana um determinado número de estudantes assistirá as aulas presencialmente. “Esses alunos serão escolhidos em conjunto entre a diretoria escolar e a família”, afirma.

Foto: SEED

Aulas no modelo híbrido

Apesar de as escolas voltarem a funcionar, na prática, as aulas estão acontecendo no modelo híbrido, ou seja, de forma presencial e online. A determinação veio do Governo do Estado, que autorizou a retomada gradual desde o dia 10 de maio. Nesta segunda-feira (24), mais 627 colégios estaduais se juntam aos 200 que já estão tendo aulas. Cerca de 40 mil alunos, de 174 municípios, voltam para a sala de aula.

Pais devem autorizar

Vale destacar que o retorno presencial não é obrigatório. Para aquelas famílias que optarem pela volta dos estudantes, é necessário que o responsável assine um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. Já os alunos que não desejarem ir às aulas presencialmente, continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso.

Medidas de segurança

Para tentar garantir a segurança dos alunos, familiares e profissionais de educação, está acontecendo um revezamento entre turmas e as escolas seguem um protocolo que determina o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibiliza álcool em gel, exige o uso de máscara e afere a temperatura de alunos e funcionários na entrada dos colégios.

Informações AEN