Aumento de casos de síndromes respiratórias faz disparar procura por leitos de UTI na Grande Curitiba

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Um dado alarmante foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa), na última quinta-feira (2). Dos 19 hospitais da Região Metropolitana de Curitiba, 14 estão com ocupação de 100% dos leitos de UTI.

Segundo a SESA, a explicação seria o recente aumento dos casos de síndromes respiratórias. Já a ocupação em toda a região Macro-Leste, que engloba o Litoral e cidades dos Campos Gerais, é de 98%, entre os leitos habilitados, com apenas 16 vagas livres e 741 das 757 vagas com pacientes. Entre os leitos contratados, que são menos, a ocupação está em 83% com 12 vagas ainda livres, ou seja, 58 das 70 ocupadas.

Alem disso, dos oitos hospitais que oferecem leitos pediátricos de UTI na Grande Curitiba, três estão com lotação máxima: o Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, o Hospital de Clínicas em Curitiba, e o Hospital Municipal de Araucária, em Araucária.

Em todo o Paraná, a taxa de ocupação de UTIs adulto, está em 93%, com 122 vagas disponíveis. Nas UTIs pediátricas, a ocupação é de 73% e restam 50 leitos livres.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em breve, serão abertos mais 107 leitos hospitalares, sendo 64 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 43 de enfermaria.

“A Sesa monitora diariamente a ocupação de leitos e após verificar um aumento da demanda nas últimas semanas iniciou um plano de ação para abertura de mais leitos em todo o Estado. Estes mais de cem leitos fazem parte da primeira etapa dessas aberturas. Estamos em contato com outros prestadores e dialogando para abrirmos mais leitos num segundo momento, proporcionando pronto atendimento aos paranaenses que tem demandado as Unidades de Pronto Atendimento, assim como fizemos no auge da pandemia”, declarou o Secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Confira quais são os leitos de UTI habilitados com 100% de ocupação:

( dados do dia 2 de junho de 2022)

Campina Grande do Sul
Angelina Caron 100%

Campo Largo
Hospital do Centro 100%
São Lucas 100%
Hospital do Rocio 100%

Curitiba
Hospital Evangélico Mackenzie 100%
Hospital do Trabalhador 100%
Hospital do Cajuru 100%
Hospital da Cruz Vermelha 100%
Hospital São Vicente 100%
Hospital de Clínicas 100%

São José dos Pinhais
Hospital e Maternidade São José dos Pinhais 100%

Araucária
Hospital Municipal da Araucária 100%

 

Com informações e foto do Bem Paraná