Aumento expressivo de casos de Covid-19 em Superagui gera preocupação

Crédito da Foto - Transportal Viagens

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Uma notícia alarmante foi divulgada nesta segunda-feira (03).

A Ilha de Superagui, localizada no município de Guaraqueçaba, registrou um número expressivo de infecções por Covid-19, a causa apontada pelo aumento da transmissão foi o número elevado de pessoas que passaram pelo local nos últimos dias, em virtude das festas de fim de ano.

A prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch (PP), emitiu o decreto n.º 001/2022 com novas medidas de combate ao Coronavírus. Vale lembrar que desde o 2º semestre de 2021 não haviam sido registrados casos de Covid-19 no município.

Segundo informe do secretário municipal de Saúde, Alcendino Ferreira Barbosa já são 33 casos confirmados apenas em Superagui, a chamada contaminação comunitária, quando não se pode identificar a origem do vírus.

O fechamento de bares, lanchonetes, restaurantes e semelhantes; a diminuição do limite para frotas de táxis náuticos; toque de recolher das 20 horas às 5h da manhã diariamente, estão entre as medidas presentes no novo decreto. A partir de agora, a ilha estará fechada para os turistas.

Confira o Decreto íntegra:

“Fica determinado o fechamento de bares, restaurantes e similares na comunidade da Ilha do Superagui, permitindo apenas o atendimento por delivery e/ou balcão.

Ficam suspensas as atividades dos serviços dos estabelecimentos que não são considerados essenciais, principalmente as de passeios turísticos e atrações artísticas.

Táxis náuticos e barcos maiores, que ofertam serviços de transporte à Ilha do Superagui, ficam autorizados a funcionar, com o monitoramento dos passageiros mediante listagem de embarque, disponibilização de álcool 70%, utilização obrigatória de máscara e limitação da capacidade em 70% da permitida pela Capitania dos Portos do Paraná.

Fica proibido o transporte de turistas e pessoas não residentes na Ilha do Superagui, exceto o transporte das equipes médicas e de suporte na área da saúde.

Serviços considerados essenciais devem atender as normas previamente determinadas em decreto municipal e limitar o acesso de pessoas em seu estabelecimento em no máximo 30% de sua capacidade.

A Prefeitura de Guaraqueçaba institui no período das 20h às 05h, diariamente, proibição provisória de circulação em espaços e vias públicas, na comunidade da Ilha do Superagui. Ou seja, Toque de Recolher em Superagui das 20h às 5h.

Ficam liberados os pescadores artesanais que na prática de suas atividades precisarem realizar embarques, desembarques e acondicionamento das embarcações durante o período de proibição de circulação.

Deverão os cultos religiosos presenciais serem suspensos na Ilha do Superagui, mantidos as celebrações por meios eletrônicos.

Está proibida, ainda, a promoção de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações.

As atividades de hotéis, pousadas, campings e similares terão os serviços suspensos até o dia 31 de janeiro”.