As obras que visam a revitalização da orla de Matinhos, já ensaiam seus primeiros passos. Nesta terça-feira (12), inicia a instalação dos tubos responsáveis em dragar a areia do fundo do mar, o que vai interditar um trecho de 500 metros da faixa de areia no Balneário Flórida, em Matinhos.
Além disso, ainda será necessária a interdição de um trecho da pista na Avenida Beira-Mar, para que seja realizado o vai e vem dos tubos usados na obra. As melhorias ainda não possuem prazo definido para que sejam finalizadas.
O Instituto Água e Terra, alerta que a população fique atenta às obras e respeite a sinalização, pois o trabalho de soldagem é minucioso, os tubos não podem ser danificados e durante o período de revitalização da orla, haverá tráfego intenso de máquinas e veículos pesados pela região.
Sobre a recuperação da orla de Matinhos:
O turismo de Matinhos deve crescer ainda mais em breve, isto porque, o Ministério do Turismo deve movimentar investimentos de R$ 335,7 mil na recuperação de sua orla.
Entre as melhorias previstas: instalação de bancos de madeira, bicicletário, reformas de chuveiros e esculturas, instalação de portais e postes, além de câmeras de segurança.
A obra deve ser finalizada em 32 meses e além do turismo tem a intenção de amenizar efeitos ambientais como a erosão marinha e o controle das cheias na região.
“A intenção do nosso governo é preparar a infraestrutura do país para o retorno completo das nossas atividades. Estamos trabalhando para isso e iremos investir cada vez na melhoria dos atrativos, tanto para os turistas que visitam o Brasil como, consequentemente, para os moradores das cidades que circundam as obras”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
“Vamos cuidar e recuperar o meio ambiente, evitar erosão costeira, enchentes e doenças, e transformar o Litoral em um dos locais mais bonitos do Brasil para alavancar o turismo no Estado”, destacou por sua vez o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes.