O brasileiro é um dos povos mais vaidosos do mundo e os números podem provar. O mercado da estética movimenta bilhões de reais todos os anos e só no auge da pandemia (2020), o segmento de personal care, perfumaria e cosméticos saltou 5,8%, segundo reportagem produzida pelo Portal Terra.
Os números tornam o país o terceiro maior do mundo no que se refere ao setor de estética, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Paranaguá, reflete bem os índices nacionais, pois na cidade, é cada vez maior o número de empreendedoras que ganham a vida cuidando da beleza dos clientes.
No mercado, há opções de cuidados para todos os gostos e bolsos. O alongamento de unhas e cílios, os cuidados com os cabelos, as massagens que ajudam a modelar e definir o corpo, são procedimentos amplamente procurados e que ganham cada vez mais adeptos.
Entre as empreendedoras que trabalham aflorando a vaidade da clientela em Paranaguá, está Wanessa Ferreira, que conta um currículo extenso de especialidades no quesito beleza.
“Trabalho com cabelos e químicas em geral, maquiagem, unhas simples e alongamentos em acrílico, alongamentos de cílios, micropigmentação de sobrancelhas e lábios, design de sobrancelhas simples. É um mercado rentável se você tiver um bom número de clientes constantes e sempre investir em novos cursos e procedimentos. Minha dica é procurar na internet os procedimentos mais falados e os que têm melhor retorno e exigem menor tempo de trabalho, além investir em cursos na área”, comenta Wanessa.
Ela também dá um conselho para quem está começando a trabalhar no setor. “Busque se especializar é o que vai fazer de você um profissional melhor e por dentro das novidades, pois as próprias clientes chegam buscando o novo”.
Outra parnanguara que tem se destacado no setor, é Alanna Araújo, a massoterapeuta conhecida como “Rainha da Drenagem”. O apelido, é uma espécie de reconhecimento pelo método criado por ela e que tem feito sucesso na cidade.
“Sou massoterapeuta especializada em drenagem linfática. Criadora do método: Alanna Araújo. Na minha opinião, o mercado da beleza na cidade vem crescendo muito, pois a procura por bem-estar e estética só tem aumentado”, diz Alanna.
A massoterapeuta também aconselha quem pretende seguir seus passos e se destacar neste segmento cada vez mais concorrido. “O conselho é bem clichê, e mais verdadeiro. Não desistam dos seus sonhos, o início sempre é difícil, mas depois o reconhecimento é muito compensador. A especialização sem dúvidas é o maior diferencial, em todos os nichos da área do bem-estar e estética. Isso porque essa área evolui junto com o mundo, e nós como profissionais, devemos sempre estar atualizados”, finaliza ela.