Bem Precioso: 22 de março é o Dia Mundial da Água

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

No ato simples de abrir a torneira para escovar os dentes, na hora de tomar banho, ao cozinhar e até ao se refrescar: a água faz parte dos nossos dias de forma tão intensa que muitas vezes passa despercebida.

Quando vemos a sua abundância até imaginamos que ela nunca irá acabar, o que segundo os estudiosos, pode sim acontecer. Caso não haja a real conscientização de sua utilização entre a comunidade mundial.

Levando em conta a importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Para falar sobre a importância desse bem de valor inestimável, o Biólogo Caio Fernandes preparou um material exclusivo para você que acompanha o Portal Mais Notícias. Confira!

Você sabia que a água é um bem finito que você acabar ?

Precisamos nos sensibilizar e atentar cada vez mais para reduzir e tentar acabar com o desperdício. Em alguns outros países já existem tecnologias inovadoras que auxiliam na gestão racional dos recursos hídricos, o Brasil também tenta fazer sua parte para conter o racionamento global. Para que isso não aconteça e tenhamos a ausência da água no futuro próximo, precisamos agir hoje. Não poluir nossos mananciais, preservar e conservar nossas matas ciliares e evitar o desperdício, são medidas imediatas que podemos tomar hoje para garantir um futuro melhor para as novas gerações. Esta cartilha traz informações preciosas para entendermos a importância de conservar e preservar este recurso fundamental para a nossa sobrevivência, e acreditamos que se cada um fizer a sua parte, a natureza vai agradecer, e vai continuar nos beneficiando com todas as suas riquezas naturais.

O Brasil possui 12% da água doce de todo o planeta, usamos 60% deste recurso na agricultura, outros 17% para as indústrias, e apenas 9% para o consumo doméstico. Nossas indústrias utilizam a água para:

• ar-condicionado,

• limpeza da fábrica,

• nas usinas termelétricas,

• nas refinarias de petróleo ou na fabricação do aço.

Grande parte desta água, não é recuperada, é canalizada de volta aos rios ou lagos sem nenhum tratamento, ocasionando grave poluição. As plantas que cultivamos para nossa alimentação utilizam grandes quantidades de água. Um exemplo simples, para uma fornada de pão, utiliza-se 435 litros de água no cultivo do trigo. Embora, muitas vezes as plantações sejam feitas em locais com muitas chuvas, a escassez é algo preocupante. A água utilizada para irrigação tem suma importância na questão do abastecimento de um país. Utilizamos diariamente bilhões de litros de água de rios, lagos e açudes, etc.

A água para os seres vivos e para o homem

É a substância mais volumosa na constituição dos organismos vivos. Nós seres humanos possuímos 70% do nosso corpo feito de água. Podemos elencar sua importância da seguinte forma:

• Ótimo solvente, dentro da célula dispersa tanto as substâncias inorgânicas como as substânciasorgânicas, auxiliando em nosso metabolismo.

• Transporte de substâncias, dos alimentos, dos gases da respiração.

• Regula temperatura corporal.

• Lubrifica regiões onde hajam grandes atritos.

A água assume uma função de extrema importância, além de transportar nutrientes (glicose, lipídios, hidratos de carbono, vitaminas e sais minerais), ainda elimina pela urina toxinas nocivas para nosso corpo.

Dengue 

A Dengue é uma doença originada na água. É na água limpa e acumulada que o mosquito transmissor – Aedes aegypti – se reproduz. Evitar o acúmulo de água da chuva em garrafas e pneus velhos, manter a caixa-d’água sempre tampada, colocar areia em pratos coletores de vasos de plantas dentro de casa são algumas atitudes que evitam a propagação da doença. A Dengue, se recorrente, pode matar.

Algumas dicas para economizar água 

A escassez é um problema mundial, no Brasil, o desperdício chega a 70%. A maioria, são causados por mau uso da água em quantidade muito maior do que o necessário para cozinhar, tomar banho, escovar os dentes, lavar a roupa e em muitas outras atividades diárias. Ao limpar, substitua o jato d’água pela vassoura e mantenha a pressão da água que sai do esguicho bem regulada. Para isso, devemos:

Em nossas casas

• Moderar o uso de sabões em pó, detergentes e materiais de limpeza em geral.

• Evitar vazamentos de torneiras registros.

• Manter o esgoto sanitário ligado à rede pública de coleta e tratamento.

• Manter fossa e filtro biológico em bom estado, na falta de esgoto.

• Respeitar às regras básicas de economia de água.

• As fossas devem ser construídas a mais de 15 metros de distância, sempre abaixo das nascentes.

Nos nossos trabalhos

• Utilizar equipamentos de controle da poluição.

• Buscar soluções para os problemas ambientais.

• Usar de novas tecnologias.

• Prospectar novos projetos sustentáveis.

Em sua cidade

• Nunca jogar lixo nas ruas.

• Reduzir o consumo de plásticos.

• Preservar nascentes e matas ciliares.

Evitando o abuso da água 

Sem água, nós seres humanos ficamos desidratados e podemos morrer em até dois dias. Toda forma de vida necessita de água para sobreviver, é assim com os animais e com as plantas. No Brasil, utilizamos bilhões de litros de água todos os dias para irrigação, ao molharmos nossas plantas e o nossos jardins, use sempre o regador e evite as horas mais quentes do dia. Assim a água não evapora e chegará mais facilmente às raízes.