Bispo Dom Edmar é escolhido pelo Papa Francisco e agora faz parte da Congregação para Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O dia 1º de junho de 2022 ficará marcado para sempre na história do catolicismo parnanguara. O Papa Francisco nomeou os novos membros que vão compor a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Dentre os nomes escolhidos está Dom Edmar Peron,  o Bispo de Paranaguá. Além dele, há outros dois Bispos brasileiros: Dom Orani João Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro-RJ) e Dom Jaime Spengler (arcebispo de Porto Alegre-RS).

Os escolhidos deverão tratar de tudo o que diz respeito à Sé Apostólica relativamente à promoção e regulamentação da Liturgia e, acima de tudo, dos Sacramentos.

“Deus abençoe esse novo serviço prestado à Igreja, em nível universal! ”, disse Dom Edmar Peron sobre a escolha .

História da Congregação:

A Congregação é resultado da união entre Dicastérios distintos: a Congregação para a Disciplina dos Sacramentos e a Congregação para o Culto Divino.

A primeira foi instituída por S. Pio X, em 29 de junho de 1908, com a Constituição Apostólica Sapienti Consilio. E, a segunda por  Paulo VI, em 8 de maio de 1969, com a Constituição Apostólica Sacra Rituum Congregatio.

As congregações foram unificadas por Paulo VI, em11 de Julho de 1975, com a Constituição Apostólica Constans nobis studium e com o nome “S. Congregatio pro Sacramentis et Cultu Divino”, Posteriormente, os dois Dicastérios foram restaurados em autonomia e com as suas respectivas denominações “Congregação para os Sacramentos” e “Congregação para o Culto Divino” por João Paulo II, com o quirografia de 5 de Abril de 1984.

Foi João Paulo II também quem reunificou as duas entidades em um Dicastério com o nome “Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”, com a Constituição Apostólica Pastor Bonus, publicada a 28 de Junho de 1988.

Fonte : Diário do Rio