Começou a contagem regressiva de quem está ansioso para o pré-carnaval mais tradicional do Litoral do Paraná: o Banho de Mar à Fantasia.
Para a alegria dos foliões parnanguaras, a festividade retorna após dois anos de pandemia. Esse ano, o evento será no dia 12 de fevereiro.
Como faltam poucos dias, os famosos blocos já estão organizando os preparativos. Eles possuem uma dinâmica que pode mudar de um para o outro, mas a maioria vende os kits que contém os abadás, adereços, canecas e também um voucher para consumo de bebidas. Muitos também contam com suas próprias atrações musicais e segurança.
Um blocos que tem chamado a atenção nos últimos carnavais é o Super Fantástico que nesse ano chega cheio de animação e novidades. Entre elas: o abadá que será substituído por fantasias, o objetivo é resgatar as tradições do evento.
“O Bloco Super Fantástico estreou no Banho à Fantasia de 2018. Durante a pandemia fez uma pausa e retorna em 2023. O principal diferencial do Bloco Super Fantástico é a animação com as suas atrações, a exemplo da cantora Fernanda Liz, eleita madrinha do bloco em 2019. Com repertório de 5 horas que trás sucessos da Bahia e da atualidade numa banda de 15 pessoas, incluindo 3 percussionistas. Outro item que caracterizou o folião Super Fantástico em edições anteriores foi o abadá que incluía uma capa, e este ano, a criação fica por conta do folião e da sua imaginação”, conta João Vitor Alves Verissimo, presidente do bloco.
João continua. “Com certeza os nossos foliões virão com muita vontade de se divertir. O carnaval deixou saudades e são 2 anos sem viver esse momento. Voltamos com a consciência de que a vida é uma só e deve ser comemorada com muita alegria. O Bloco Super Fantástico tem em sua essência uma infância e adolescência vivida com o imaginário dos super heróis dos quadrinhos e da cultura dos anos 80 e 90. Em 2023, nosso abadá inconfundível, com super poderes, tira férias e dá lugar ao carnaval mais democrático dos últimos anos. O Bloco adotará a modalidade pipoca, ou seja, aberto à toda população e sem custo. Estamos incentivando o uso da fantasia e temos certeza que o nosso público gostará dessa novidade”, destaca ele.
“Em outros anos, o Super Fantástico arrastou grande parte do público do Banho à Fantasia tendo se consolidado como um dos maiores blocos do evento. Este ano, além de colaborar com a retomada do formato tradicional (fantasia) queremos manter o posto de popularidade que conquistamos”, completa o presidente.
Outro bloco que promete abrilhantar o Banho à Fantasia 2023 será o Pé do Gigante, inspirado na extinta escola de samba que levava o mesmo nome. A escola foi criada no bairro Jardim Samambaia e fazia um grande sucesso no carnaval de Paranaguá, tanto que foi bicampeã na década de 90.
O casal de empresários Jota e sua esposa Stefany Alves, foram os idealizadores da inciativa. Eles resolveram homenagear a escola através do retorno do bloco no Banho à Fantasia.
“Em 2020, eu e minha esposa inauguramos a Lanchonete Samambaia, que depois passou a chamar Imperio Samambaia, quando estávamos criando o nosso cardápio, resolvemos fazer uma pequena homenagem à história do bairro e criamos o combo Pé do Gigante, e sempre tivemos a vontade de realizar mais alguma homenagem. Esse ano, com a abertura das inscrições para os blocos do Banho à Fantasia, resolvemos com os amigos, familiares e clientes criar um bloco que resgatasse a história e tivesse essa homenagem, a partir daí começou a aparecer muita gente da época de ouro da escola Pé do Gigante, que foi bicampeã do carnaval. Essas pessoas ficaram muito felizes com a homenagem, e estão nos ajudando a construir esse processo do bloco para o Banho à Fantasia”, relata Jota.
Para o empresário, o Banho será um teste para a concretização de projetos futuros. “Nosso objetivo é quem sabe nos próximos carnavais conseguirmos colocar novamente a escola na avenida”, finaliza.