Boa notícia: É cada vez menor o número de idosos que dão entrada na UTI com a Covid-19

A vacinação em massa das pessoas a partir dos 60 anos já está trazendo reflexos positivos. Créditos da foto: UOL

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Segundo dados da Regulação Estadual de Leitos, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde, a vacinação em massa das pessoas a partir dos 60 anos já está trazendo resultados significativos. Isto porque, o número de idosos internados nas UTIs exclusivas para a Covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná, caiu consideravelmente.

Em março de 2020, início da pandemia no Brasil, a taxa de idosos que davam entrada nos leitos de UTI era sempre superior a 60% e em maio deste ano, esse número foi reduzido para 33%, já na primeira quinzena de junho, essa taxa caiu ainda mais, neste período apenas 24% dos internamentos eram dessa faixa etária.

Os dados não abrangem informações de Curitiba, Região Metropolitana e dos hospitais particulares, uma vez que, tanto a Capital como o serviço privado possuem sistemas próprios de monitoramento.

A campanha de vacinação eficaz para pessoas a partir de 60 anos iniciada em janeiro de 2021 é apontada como a principal responsável por essa queda. Em contrapartida, aumentou a ocupação em leitos de UTI entre pessoas de 40 a 50 anos, que subiu de 10% para 21% do total de janeiro para maio, e dos 30 aos 40 anos, com aumento de 6% para 11% no período.

Em entrevista para a Agência Estadual de Notícias, o Governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância da vacinação.

“A vacina é a nossa principal arma para vencer a pandemia de Covid-19 e controlar a circulação do coronavírus, o resultado que vemos no público que mais foi vacinado no Estado mostra exatamente que esse é o caminho certo. Estamos trabalhando em conjunto com os municípios para acelerar o processo de vacinação no Paraná e queremos aplicar a primeira dose em toda a população adulta até o final de setembro”, ressaltou o Governador.