Uma semana após o fórum realizado na sede administrativa do Porto de Paranaguá, a empresa MSC Cruzeiros confirmou a temporada 2024/2025 de navios de passageiros na cidade.
O fórum teve como objetivo debater os preparativos para a atual temporada, de 2023/2024. Afinal, está previsto para que no dia 1º de dezembro deste ano, o Porto de Paranaguá receba a primeira das 16 rotas já confirmadas para embarque e desembarque de passageiros em navios de cruzeiros da MSC.
Durante cada uma das escalas, a previsão é de que aproximadamente 2 mil pessoas passem por nossa região. O número pode representar mais de R$ 1,5 milhão, injetados por semana, na economia local.
Temporada 2024/2025
O navio MSC Armonia é esperado para a temporada 2024/2025, com rota Paranaguá/Itajaí/Punta Del Este/Buenos Aires, com retorno para Paranaguá.
No dia 20 de dezembro de 2024 está previsto o primeiro embarque e desembarque da temporada. A partir daí será esperado um navio por semana, até que as outras 15 operações sejam concluídas no dia 28 de março de 2025.
O diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, falou sobre os números satisfatórios já alcançados na temporada 2023/2024. “A venda de cruzeiros via Paranaguá se mostrou 40% maior que a procura pelo embarque via Santa Catarina”, explica.
“É a prova que paranaenses ansiavam por uma rota de cruzeiros saindo do Porto de Paranaguá, na expectativa de conhecer também a Cidade Mãe do Paraná e nosso Litoral, que tem uma cultura riquíssima e é recheado de belezas”, acrescenta Pioli.
O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, também comentou a novidade.
“Não apenas paranaenses, mas também turistas de outros estados e até de países vizinhos, como Paraguai e Argentina, passarão a embarcar ou desembarcar por Paranaguá. Com a confirmação dessas duas temporadas de escala fixa da MSC no Paraná, vamos desenvolver o turismo responsável e integrado, gerando emprego e renda”, pontuou.
Além da MSC, outras companhias já demonstraram interesse em incluir Paranaguá na rota turística de seus clientes.
“A Costa Cruzeiros sinalizou recentemente interesse em ter operações de navios de passageiros por aqui, conversas e negociações seguem em andamento”, conclui Pioli.