Bombeiros alertam para os riscos de incêndios residenciais durante o inverno

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Como o inverno é a estação mais fria do ano é comum que nessa época, as pessoas busquem pela compra de alguns equipamentos para deixar os ambientes mais quentes e aconchegantes. No entanto, eles podem trazer alguns riscos e, até mesmo, provocar incêndio podendo comprometer vidas e patrimônios.

Entre esses itens estão: lareira, fogão a lenha e equipamentos elétricos, como aquecedores, lençóis térmicos, dentre outros.

Nesse período, há diversas ocorrências relacionadas a incêndios domésticos, o que demanda maior atenção com esses itens e também, com os materiais inflamáveis.

O 1º Tenente do Corpo de Bombeiros, Lucas Schramm, conversou com o Portal Mais Notícias e destacou os principais cuidados para evitar incêndios residenciais nesta época do ano. Confira!

Quais os cuidados que devemos ter em nossas residências, na hora de deixar o local mais aquecido ?

Quanto aos cuidados para o aquecimento no interior da residência deve-se ficar atento principalmente a emissão de Monóxido de Carbono gerado pela fumaça, e que em alta concentração ocorre o envenenamento pelo CO, podendo ocasionar até a morte. Nesse sentido seguem algumas orientações:

-Nunca ligue o motor do carro dentro da garagem fechada. O Monóxido de Carbono pode concentrar-se rapidamente na garagem.

-Não utilize o forno a gás para aquecer sua casa, ainda que por pouco tempo.

-Nunca queime carvão em sua casa, em local impróprio ou inadequado, no sentido de aquecer o ambiente;

-Não use equipamentos (motores a combustão) que queimam combustível em ambientes fechados.

Quanto ao uso de cobertores térmicos, deve-se ter os seguintes cuidados:

-Verifique, todos os dias, as alças elásticas do lençol térmico para certificar-se de que estejam bem fixadas;

-Deve ser desligado no controle quando não estiver em uso;

-Não ligar o lençol térmico dobrado;

-Não deve ser usado para se envolver;

-Não deve ser ligado com quantidade de peso excessivo sobre ele, por exemplo, amontoado de cobertores, travesseiros e outros, pois pode ocasionar um superaquecimento devido à contenção de calor;

-Evitar lavá-lo muitas vezes para sua maior durabilidade;

-No caso de crianças ou pessoas com problemas de saúde e que não controlam suas necessidades fisiológicas usar protetor de colchão impermeável, sobre o lençol térmico, para uma maior segurança e conservação do mesmo;

-A instalação do lençol térmico deve ser realizada por um adulto.

Quais são os itens utilizados que requerem maior atenção?

Os principais itens utilizados para aquecimento são aquecedores a gás e elétricos, além de cobertores térmicos, que necessitam de um nível maior de atenção.

No caso do aquecedor, como deve ser feito o uso correto?

Os aquecedores a gás, do tipo “de passagem” têm se constituído em potenciais causadores de acidentes envolvendo intoxicações que frequentemente levam os seus usuários a óbito. No Paraná acontece uma média de 08 (oito) casos por ano de morte por intoxicação pelo gás monóxido de carbono. Nesse sentido seguem algumas orientações:

O aquecedor deve ser instalado em lugar ventilado, deve obrigatoriamente possuir chaminé de exaustão e deve passar por uma manutenção, no mínimo anual, para a regulagem dos queimadores.

Observar a coloração da chama dos queimadores. Se a chama apresentar coloração azul é sinal que os queimadores estão regulados e a combustão está sendo completa e não deverá estar sendo produzido o gás letal. Se a chama apresentar coloração amarela é sinal que os queimadores estão sem regulagem e a combustão não está sendo completa e o gás monóxido está sendo produzido e, neste caso, há risco para a saúde. O aquecedor deve ser levado imediatamente para a manutenção.

Em caso de notar algo diferente na fiação elétrica ou algo do gênero. Como proceder?

No caso de observar algo diferente do usual, principalmente com cheiro característico de queimado, deve-se primeiramente desligar o aparelho, e se possível desligar o disjuntor referente aquela tomada, e imediatamente ligar para um eletricista para verificação.

No caso de grande emissão de fumaça, se retirar do ambiente para um local arejado, e ligar para o Corpo de Bombeiros, via 193.