Uma situação revoltante envolvendo violência contra animais foi registrada na Travessa Lord Dorschester, no balneário Praia de Leste em Pontal do Paraná.
A Polícia Militar foi acionada para comparecer até o local por volta das 15 horas da última quinta-feira (17). Chegando no endereço citado, a solicitante relatou que o cachorro do vizinho, um animal de pequeno porte, estava preso há dias na garagem da casa. Ainda segundo ela, o local estava sem moradores há um tempo.
A PM encontrou a garagem da residência com um odor muito forte devido ao excesso de urina e de fezes do animal. Ele também foi deixado sem água, sem comida e com sinais de maus tratos.
Como o cachorro latia muito, provavelmente devido a fome, a solicitante disponibilizou água e comida pelo vão do portão.
Devido ao fato da residência estar toda fechada, os militares não conseguiram entrar e resgatar o cachorro. Por isso, a denunciante se prontificou em avisar os tutores por intermédio de uma vizinha. O caso será investigado.
Vale lembrar que a Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
Como Denunciar:
-Polícia Militar:190
-Disque Denúncia:181
-IBAMA (no caso de animais silvestres) – Linha Verde: 0800 61 8080
www.ibama.gov.br/denuncias
-Ministério Público Federal: http://www.mpf.mp.br/servicos/sac
-Safer Net (crimes de crueldade ou apologia aos maus-tratos na internet): www.safernet.org.br