Campanha Maio Amarelo será realizada de forma remota

Respeito será um dos temas da campanha deste ano. Crédito da Foto: Portal do Trânsito

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Maio Amarelo é uma campanha criada em 2014, com o objetivo principal de debater e promover ações referente à segurança no trânsito. O Brasil, registra uma média de 30.000 mortes causadas por acidentes de trânsito anualmente, o que implica, 80 pessoas morrendo todos os dias. Assim como no resto do país, Paranaguá vai realizar a campanha neste ano de forma remota, devido ao distanciamento social imposto pela pandemia.

Em entrevista para o E+ notícias, Joaquim Alves do Carmo (Instrutor e Examinador de trânsito, Técnico em Trânsito do DETRAN/PR e Membro do observatório Nacional de Segurança), falou sobre a importância da campanha Maio Amarelo e destacou as dificuldades enfrentadas no trânsito em Paranaguá. A entrevista também contou o apoio de Noedy Bertazzi, educadora de trânsito do DETRAN/PR. Confira!

Ações da campanha neste ano serão remotas. Crédito da Foto – Enviada pelo entrevistado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação Maio Amarelo na cidade:

Devido a pandemia as ações presencias estão suspensas, haverá apenas abordagens por meio de mídias sociais e meios de comunicação, e por instrutores de trânsito que são colaboradores na causa.

Importância da Campanha:

A importância é que possamos chamar a atenção de todos: poder público, sociedade civil e iniciativa privada sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito nas ruas e rodovias.   A preocupação constante em reduzir os sinistros de trânsito; em transformar nossa sociedade em um povo mais fraterno e educado; a incessante busca em programas  e projetos de educação, sensibilização e formas de conscientização eficazes e eficientes para todos os tipos de públicos e com isso reduzir o gigantesco número de mortos e feridos no país, fez com que muitas entidades já envolvidas com essa causa convergiram seus esforços  para uma mobilização  que atingiu níveis de abrangência inéditos. E assim nasceu o Movimento Maio Amarelo

Principais dificuldades enfrentadas no trânsito em Paranaguá:

Sempre que falamos em dificuldades/melhorias no trânsito precisamos lembrar de 3 pilares importantíssimos no trânsito, que são ENGENHARIA, EDUCAÇÃO e ESFORÇO LEGAL (fiscalização de trânsito).

Engenharia

Vivemos em uma cidade histórica, a maior parte das nossas vias não foi projetada para o grande fluxo de veículos que temos hoje, precisamos avançar muito na sinalização de trânsito para que nosso trânsito flua com segurança.

Educação

Quando a criança sai da maternidade ela já está participando do trânsito, por isso a importância da educação para o trânsito estar presente em sua vida. O artigo 76 do CTB (vigente desde 1998) já prevê a educação no trânsito desde a pré escola. Todos devemos aprender como utilizar as faixas de pedestres, as ciclovias algo tão simples que pode fazer grandes mudanças em nosso trânsito.

Esforço legal

O código de trânsito, vigente há 23 anos,prevê penalidades e medidas administrativas aos condutores que desrespeitarem alguma conduta prevista em lei, portanto cabe aos órgãos de trânsito fazer com que se cumpra aquilo que a lei trouxe como regra. A fiscalização eletrônica é algo que não temos em nosso município, por isso o avanço de sinal, o excesso de velocidade são infrações que vem gerando muitos acidentes.

Por isso nós pedimos a todos: RESPEITO E RESPONSABILIDADE: PRATIQUE NO TRÂNSITO!