Campanha Setembro Amarelo visa a conscientização contra a depressão e o suicídio

Crédito da Foto: Portal Hospitais Brasil

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A campanha Setembro Amarelo é um movimento mundial que visa a conscientização contra a depressão e o suicídio. O mês foi escolhido devido a data de 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, instituído em 2003 pela Organização Mundial de Saúde.

Para falar sobre este assunto de tanta relevância a Portal E+ Notícias conversou com a psicóloga clínica Desiree De L. Gomes ( CRP: 08/23792). Confira!

Na imagem, a psicóloga Desiree Gomes

Por que setembro foi escolhido como o mês de conscientização de prevenção ao suicídio?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu, no dia 10 de Setembro de 2003, o Dia mundial da prevenção ao suicídio.  No Brasil, desde 2015, a CVV (Centro de valorização da vida) em parceria com a CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) vem promovendo a campanha sobre a conscientização e prevenção ao suicídio.

Qual a importância da campanha Setembro Amarelo? 

A campanha é fundamental por muitos motivos entre eles: alertar a população de que o sujeito em sofrimento psíquico necessita de ajuda profissional, tanto psicológica quanto psiquiátrica; mostrar que a rede de apoio ( familiares, amigos, profissionais) é um importante recurso de amparo; e que os Transtornos Mentais podem se tornar incapacitantes quando não são tratados, principalmente a depressão, Transtorno bipolar e a dependência química, pois são os quadros clínicos mais associados ao suicídio.

Como as famílias podem identificar um membro que pensa em cometer suicídio? As pessoas emitem sinais?

Os sinais que emitem esse alerta são de isolamento social, quando a pessoa relata que sente vontade morrer ou que só pensa na morte como solução de seu sofrimento, comportamentos impulsivos e autodestrutiveis também emitem sinais de alertas. Nos casos de tentativas de suicídio a ajuda profissional precisa ser imediata, pois diferente do que se julga, não se trata de uma forma de chamar atenção, mas um pedido de socorro.

Quando procurar ajuda?

É importante buscar ajuda quando há sensação de sofrimento como a tristeza intensa, falta de vontade de viver a vida ou quando não há sentido em continuar. Geralmente o sujeito em sofrimento emite sinais em comportamentos ou relata para alguém, neste momento a procura por ajuda profissional deve ser imediata. O tratamento é realizado com a psicoterapia em conjunto com a psiquiatria. Em alguns casos o internamento é necessário, contendo os comportamentos impulsivos e autodestrutiveis. Outro recurso disponível é o CVV (188) que oferece atendimento gratuito 24h por dia para auxiliar nos momentos de crise.