No dia 02 de outubro de 2022, acontece mais um momento importante para a democracia: a eleição que vai definir o novo presidente do Brasil, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais. Na 5ª Zona Eleitoral de Paranaguá, os preparativos estão a todo vapor.
Serviços como emissão, transferência ou revisão do título eleitoral podem ser realizados até o dia 4 de maio. Sobre o assunto, o Portal E+ Notícias conversou com Sergio Paulo Kawka, Chefe de Cartório. Confira!

Como estão os preparativos para as eleições deste ano?
Atualmente o Fórum Eleitoral de Paranaguá está com as atividades voltadas ao atendimento ao eleitor, que podem, até o dia 04/05/2022, solicitar a emissão, transferência ou revisão do título eleitoral.
Os serviços de atendimento ao eleitor podem ser realizados de forma on-line, através da página www.tre-pr.jus.br. Em caso de dificuldades ou dúvidas, é possível comparecer ao Fórum Eleitoral, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Antes de solicitar alteração de endereço ou de outros dados pessoais, bem como no caso de regularização de inscrição, o eleitor deve verificar se possui débito com a Justiça Eleitoral. Caso possua, o boleto pode ser solicitado pela internet e o pagamento efetuado através do Banco do Brasil.
Quais são os documentos exigidos para que o cidadão regularize suas pendências com a justiça eleitoral?
Orientamos a todos os eleitores a prepararem todos os documentos necessários para o correto requerimento, em especial aos realizados através da internet, para evitar ao máximo diligências e consequentemente o atraso no processamento e liberação do título eleitoral.
Documentos para Alistamento: documento oficial de identidade com foto, comprovante de residência atual (em seu nome, no dos pais, no dos filhos ou do cônjuge) que comprove a residência em Paranaguá e certificado de quitação com o serviço militar, para homens com 18 anos completos.
Documentos para Transferência: documento oficial de identidade com foto e comprovante de residência emitido há mais de 3 meses. (em seu nome, no dos pais, no dos filhos ou do cônjuge).
Documentos para Revisão/Regularização: documento oficial de identidade com foto, comprovante de residência atual (em seu nome, no dos pais, no dos filhos ou do cônjuge) e o comprovante de pagamento dos todos os débitos com a Justiça Eleitoral.
Caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge, deve ser apresentado documento que comprove a situação, como a certidão de casamento ou a declaração de união estável.
Muitos atendimentos ocorrem de forma on-line, não é mesmo?
Correto. Sugerimos o todos os eleitores a buscar o atendimento remoto (on-line), evitando a aglomeração de eleitores na Central de Atendimento ao Eleitor de Paranaguá, bem como forneçam um número de contato atual (celular) e e-mail, para o caso de eventuais diligências complementares ou o envio da comunicação de deferimento/indeferimento do requerimento realizado pela internet, com os dados eleitorais necessários para a habilitação do aplicativo e- título (Título Eleitoral Digital).
Não é preciso ir até o cartório eleitoral, pois a coleta da biometria está suspensa e a via digital do título eleitoral fornecido através do aplicativo e-Título, que pode ser instalado no celular ou tablet pelo Google Play ou App Store.