Cinco anos depois: Revitalização da orla do Rio Nhundiaquara começa ainda este mês

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Após cinco anos, o Rio Nhundiaquara, em Morretes, vai começar a ter sua orla revitalizada. Desde 2016, a prefeitura do município vem lutando para que as melhorias aconteçam e para isso, foram firmados dois convênios com o Ministério do Turismo.

O primeiro convênio foi estabelecido em agosto de 2016 e o outro em outubro de 2017, a verba disponibilizada para a revitalização gira em torno de R$ 450 mil. Entre as melhorias previstas estão: paisagismo, colocação de floreiras, lixeiras e bicicletários, instalação de placas de sinalização e muito mais. A reforma vai ser realizada em etapas.

Para conseguir o aval dos órgãos responsáveis e para dar início às melhorias, foi preciso percorrer um longo caminho. A obra só pode ser realizada com a aprovação da Coordenadoria do Patrimônio Cultural, uma vez que, a orla do rio se encontra na zona do Centro Histórico, que por sua vez, passa por um processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Mesmo tendo a documentação necessária para iniciar o projeto, como a aquisição do recurso e sua aprovação, a obra ainda não foi concluída cinco anos depois. Algumas melhorias aconteceram entre 2018 e 2019, mas foram paralisadas em 2020, por falhas na execução.

A expectativa é que a revitalização comece ainda no mês de março e seja finalizada em setembro deste ano. A empresa vencedora da licitação é a Logística Edificações Ltda, que cobrou o montante de R$ 168.638,58 para executar a obra.