Com estoques de sangue em situação crítica, Hemepar convoca doadores

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforçou na última quarta-feira (22), a urgência para a doação de sangue no Estado, em especial dos tipos O-, e B-, que estão com suas reservas em condição crítica, com estoque suficiente para poucos dias.

“Sempre que falamos sobre doação, reforçamos um ponto especial: não existe substituto para o sangue. Por isso, o ato de doar não é somente uma ação solidária, mas de importância incalculável para salvar vidas. Com uma única doação, é possível ajudar até quatro pessoas que precisam de sangue”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

No Hemepar de Paranaguá, a situação não é diferente, assim como explica Nádia Cristina Tadra, Assistente Social da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT).

“Como fazemos parte do Hemepar Paraná sempre que há necessidade, o próprio Hemepar repõe o estoque. O problema é que se entra uma emergência, o estoque precisa ser todo utilizado. Por isso, os doadores devem se conscientizar que é necessário manter uma regularidade nas doações e não esperar que um paciente precise. Lembrando que homem doa a cada 2 meses e mulher a cada 3 meses”, explica Nádia.

Ainda de acordo com a assistente social, qualquer tipo de sangue é bem-vindo. Para doar é preciso fazer um agendamento prévio.

“Aceitamos qualquer tipo de sangue, mas o O- por ser doador universal é bastante utilizado em todas as situações, especialmente em casos de emergência onde temos pouco tempo. Já o agendamento para a doação deve ser feito para não tumultuar e para que a pessoa venha no horário certo da coleta e não perca a viagem em caso de imprevistos”, completa Nádia.

Como ser um doador:

*Estar em boas condições de saúde

*As primeiras doacões podem ser feitas de 16 anos até 60 anos (menores de idade acompanhado pelo pai ou mãe)

*Quem já é doador habitual pode fazer doação até 69 anos

*Ter dormido de 6 a 8 horas na noite anterior

*Pesar no mínimo 53Kg na balança do Hemepar

*Estar bem alimentado e hidratado

*Apresentar documento oficial (original) com foto (pode ser: RG; Carteira do Conselho Profissional ou de Trabalho, Passaporte ou CNH)

*Consulte-nos sobre os prazos para doação, para quem usou algum medicamento, tomou vacina , fez tatuagem ou piercing, ou teve doenças como Covid, dengue, dentre outras.

Os agendamentos para doação devem ser realizados no site: www.saude.pr.gov.br/doacao ou através dos telefones: (41) 34206663 (também WhatsApp) ou (41) 34206662.