Com o fim da bandeira Escassez Hídrica, conta de luz deve ter redução de 20%

Foto - AEN

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O valor da conta de luz, deve ficar mais baixo em todo Brasil, devido ao fim da aplicação da bandeira Escassez Hídrica determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no último sábado (16).

No Paraná, onde a distribuição de energia é de responsabilidade da Copel, essa redução deve chegar a 20% em residências, comércios e indústrias atendidos em baixa tensão. O novo valor começa a valer a partir do momento que todo o ciclo de consumo já estiver dentro do período de isenção da cobrança.

Segundo a Aneel, esse valor extra foi estipulado com o objetivo de compensar os custos de energia, que ficaram mais caros devido ao período de escassez de recursos hídricos, em 2021, considerado o mais grave dos últimos 91 anos. A bandeira Escassez Hídrica estava ativa desde setembro deste ano e representava o valor de R$ 14,20 a mais na tarifa, a cada 100 kWh consumidos.

Os beneficiários que fazem parte do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, já estavam isentos da bandeira Escassez Hídrica. Até o final do ano, segundo a Aneel, todos os consumidores serão beneficiados pela tarifa verde, sem cobrança extra de valores.