Segurança: Comandante do 9º Batalhão avalia primeiro semestre de 2022

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O Portal E+ Notícias conversou com o Tenente-Coronel QOPM Durval Tavares Junior, Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar.

Na ocasião, ele falou com exclusividade sobre como tem sido sua experiência frente ao Batalhão desde que assumiu e fez um balanço da segurança pública no Litoral do Paraná neste primeiro semestre de 2022.

O agora Tenente-Coronel que assumiu as funções no dia 1º de abril deste ano, está na Polícia Militar desde o início dos anos 90 e possui uma carreira marcada por grandes e importantes trabalhos. Já atuou como subcomandante do BOPE e recentemente, esteve à frente de uma mega operação que apreendeu três toneladas de cocaína no Litoral do Paraná.

Solenidade de troca de comando no dia 1º de abril

Além disso, conhece a região como ninguém, pois nasceu no município de Matinhos. Confira a entrevista!

Coronel, como avalia os primeiros meses em que está a frente do Batalhão?

Todos os primeiros dias, semanas, após assumir uma função tão importante, que é a de Comandante de um Batalhão de Polícia Militar, gera ansiedade e preocupação, pois são nesses primeiros dias que temos que avaliar as condições do efetivo, das viaturas, o moral da Tropa, os índices de criminalidade, analisar e reanalisar o que foi feito, o que está sendo feito e o que precisa ser mantido, melhorado ou implantado.

Mas avalio de forma positiva, pois o 9º BPM possui um efetivo profissional e com um alto índice de ocorrências atendidas.

Qual tem sido a ocorrência registrada com maior frequência no Litoral neste primeiro semestre de 2022?

Sempre, após as Operações Verão, os índices de furtos, roubos, mas em especial os homicídios, aumentam.  Para isso foram realizadas Operações visando a retirada de circulação de armas ilegais, com ênfase nas abordagens visando a apreensão de armas e cumprimento de mandados de prisão.

O senhor conhece bem a nossa região, essa é uma grande vantagem, não é mesmo ?

Com certeza o conhecimento da área de atuação é de suma importância, pois além de conhecer o terreno, se conhece os problemas que ele apresenta, e isso é uma vantagem com relação a outros Comandantes que passaram por aqui e, apesar de possuírem experiência, não conheciam a área.

Qual a importância da comunidade na execução do trabalho da polícia?

O apoio da comunidade e das pessoas idôneas é de grande importância!  Tanto que incentivamos as denúncias via 181 e implantamos o WhatsApp denúncia, que vem gerando ótimos resultados, pois a comunidade local, a sociedade de uma forma em geral, faz parte da prevenção de crimes, pois em muitos casos sabe o que ocorre em sua rua, em seu bairro, mas não tem a quem recorrer, e as ferramentas que disponibilizamos serve pra nos ajudar e garantir o anonimato.

Quais os seus objetivos futuros frente ao 9º Batalhão?

Retirar mais e mais armas ilegais de circulação, reduzir o número de homicídios e roubos, em especial os crimes de latrocínio e estupro, que são os piores, mas garantir que a Polícia Militar seja mais visível, mais amiga e presente, que demonstre confiança para que confiem em nós, pois dependemos de todos para melhor fazer o nosso serviço.

 

Crédito Foto da Capa: Portal da Cidade Guaratuba