Começa em janeiro processo de regularização fundiária da Ilha dos Valadares

Crédito da Foto - Prefeitura de Paranaguá

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Em janeiro de 2022, começa o processo de regularização fundiária da Ilha dos Valadares, o qual, deve beneficiar mais de cinco mil famílias.

A regularização foi possível porque recentemente o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), cedeu a área da Ilha dos Valadares ao município.

“A secretaria municipal de Urbanismo está trabalhando na regularização fundiária há um bom tempo e com a doação da área, por parte do Governo Federal, possibilita iniciarmos o processo com legalidade, podendo a prefeitura investir em infraestrutura, trabalhos sociais e outros. Em toda nossa gestão temos feito muito pela Ilha dos Valadares como a pavimentação, além da educação, saúde, segurança e outros”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Koiti Cláudio o processo de regularização fundiária acontecerá em várias etapas pois é considerado complexo e demorado.

“Temos um convênio com o Governo Federal que determina o prazo máximo de cinco anos para a conclusão, com a possibilidade de prorrogação por mais cinco anos. As metas estão estabelecidas e em janeiro iniciamos o processo. Esperamos que até o final desta gestão possamos entregar algumas matrículas para os moradores, que não estão em área de preservação ambiental”, disse o secretário.

Todo o processo deve ser finalizado apenas daqui há 10 anos. Por isso, a Prefeitura de Paranaguá já iniciou o levantamento aéreo e o cadastramento por parte da secretaria de Assistência Social (Semas).

A ocupação do trecho que compreende a Ilha dos Valadares começou nos anos 50. Com a regularização, o comércio e projetos desenvolvidos na região também devem ser beneficiados.