Começam no dia 8 de maio, inscrições para o Concurso da Guarda Municipal de Guaratuba

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Quem busca uma colocação no mercado de trabalho através de concurso público tem agora uma nova oportunidade.

A Prefeitura de Guaratuba lançou no último sábado (29), aniversário de 252 anos do município, o concurso para selecionar a Guarda Civil Municipal que vai atuar na cidade.

Foi publicado no portal da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o Edital 001/2023 (e anexos) do concurso público para preenchimento de 30 vagas na Guarda Civil Municipal.

As inscrições iniciam no dia 8 de maio, se encerram no dia 6 de junho de 2023 e devem ser realizadas exclusivamente através do site oficial da UNIOESTE/COGEPS, mediante o preenchimento on-line de formulário próprio, disponível em www.unioeste.br/concursos, e o pagamento da Guia de Arrecadação gerada. O valor da taxa da inscrição é de R$ 120,00.

É requisito mínimo ter Ensino Médio completo com Carteira Nacional de Habilitação da categoria AB. O salário inicial para o cargo é de R$ 2.543,93.

A aplicação do concurso acontece em Guaratuba, sendo que a divulgação dos ensalamentos da prova objetiva será no dia 28 de junho, com realização da prova no dia 9 de julho. O teste de aptidão física ocorre entre 5 e 6 de agosto e a avaliação psicológica no dia 9 de setembro. O resultado final do concurso deve ser divulgado em 20 de outubro. Acesse o edital para mais informações: https://concursos.unioeste.br/concursos/publicacoes/PREFEITURA+MUNICIPAL+DE+GUARATUBA/32#tab_tab0.

GCM, uma conquista recente 

Vale lembrar que Guaratuba não possui efetivo da Guarda Civil Municipal até o momento, mas com o concurso, depois de Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná, será a próxima cidade do Litoral a contar com mais esse reforço na segurança.

Outro ponto a ser destacado é que Pontal do Paraná que tem quase 10 mil habitantes a menos que Guaratuba já conta com sua GCM.

Apesar da realização do concurso acontecer somente nesse ano, o município já possui uma lei sancionada há 16 anos (Lei 1198/2006). Essa lei criaria a GCM em Guaratuba, porém nunca foi colocada em prática, fato que ocorreu somente em outubro de 2022 com a criação da GCM, por meio da Lei Municipal nº1950.

Na época, o anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Justus que falou sobre a novidade por meio de uma live.

“Nós estávamos reunidos para tratarmos dos assuntos do nosso município e tivemos a ideia de abrir essa live para anunciar uma grande conquista. Ontem eu assinei a lei 1950, de 17 de outubro de 2022, que cria a Guarda Civil Municipal de Guaratuba e constitui o estatuto da GCM. Quero agradecer a todos os vereadores, não apenas os da base, mas todos aprovaram o PL que criou a GCM, construímos juntos esse PL, pois era algo muito solicitado pela população”, disse ele na ocasião.