Começou a temporada dos raios: Corpo de Bombeiros ensina como se proteger

Crédito da Foto - Ronaldo Damasceno

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O período mais quente do ano chegou e com ele as famosas tempestades de verão, que geralmente ocorrem no final do dia. Junto com a chuva é muito comum neste período a incidência de raios.

O que muita gente não sabe é que o Brasil é o país com maior incidência de raios de todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nos dois últimos anos caíram 280 milhões de raios no território nacional, as mudanças climáticas têm influência direta.

E não para por aí, de acordo com um levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT, órgão do INPE), a estimativa é que a média nacional passe de 70 milhões para 100 milhões de raios nas próximas décadas, devido às mudanças climáticas.

Neste período que muitos chamam de “temporada dos raios” é preciso tomar muito cuidado para evitar incidentes, por ano, quase mil pessoas são vítimas destas descargas elétricas em todo o país.

Um raio nada mais é que uma descarga elétrica. No verão, o calor deixa o ar mais leve, permitindo as nuvens subirem rapidamente para a atmosfera, onde encontram temperaturas mais frias. Essa união leva à formação de gotículas de gelo que se chocam dentro das nuvens, ocasionando assim a eletricidade.

Crédito da Foto – Ronaldo Damasceno

Segundo especialistas no assunto, as fortes tempestades comuns no verão podem gerar até 30 raios por minuto. A Tenente Ana Paula do Corpo de Bombeiros, destaca algumas medidas de segurança que podem ser tomadas em dias de tempestade.

“Procurar um lugar protegido e seguro (como edifícios, carros com vidros fechados – não ficar embaixo de tendas, barracas); nunca permanecer em áreas abertas, especialmente próximo a árvores; sair imediatamente da praia (tanto no mar – quanto da areia) ; não utilizar equipamentos elétricos”.

A Tenente também explica qual o procedimento adequado no caso de presenciar uma pessoa que recebeu uma descarga elétrica proveniente de raio.

“Desde que a pessoa que vai ajudar esteja em segurança, para não se tornar uma nova vítima, pode-se, após a descarga elétrica, proteger a vítima, colocando-a em um local seguro, para evitar que possa ser atingida novamente por um raio; acionar o socorro especializado (Corpo de Bombeiros 193 ou SAMU 192); verificar se a vítima respira e tem pulso. Caso esteja em parada cardiorrespiratória, iniciar a massagem cardíaca”, reforça a Tenente.