O período mais romântico do ano está chegando. O dia 12 de junho, que neste ano, cai em um domingo, é o pretexto de muitos apaixonados para celebrar o amor e trocar presentes.
A data também é esperada com muita expectativa pelos comerciantes e se engana quem pensa, que somente os setores de floricultura, restaurantes e de mimos como ursinhos e cestas de café da manhã, lucram com a data.
“O Dia dos Namorados 2022 certamente será melhor que 2021 e 2020, em especial para os restaurantes. Isso porque, até o momento, não há sinais consistentes de que a obrigatoriedade do uso de máscara voltará, então teremos jantar especial no Dia dos Namorados”, explica Christian Bundt, Membro do Comitê de Economia do ISAE Escola de Negócios.
Além disso, diversas pesquisas, em especial das regionais estaduais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), apontam crescimento de até 25%, em média nas vendas relativas à data.
O setor do varejo, que atua na venda de itens como vestuário e acessórios femininos, por exemplo, também está otimista com as vendas. É o que explica a empresária Camila Kempinski Natal.
“A nossa expectativa como lojista e empreendedor para essa data tão esperada e tão gostosa do mês de junho é de muitas vendas, pois já tem cliente se preparando e garantindo o presente do seu amor, tanto na procura para presente como se presenteando para essa data tão especial, tudo vale a pena para surpreender o parceiro”.
Já para que não foge do tradicional na hora de presentear e é adepto de que o romantismo nunca sai de moda, as floriculturas são uma ótima pedida. A empresária do ramo, Morgana Lopes, revela que a procura por presentes já começou, mas que deve ganhar aquele fôlego mais perto da data.
“A procura por presentes já começou e aqui na floricultura vamos receber novidade nesta semana. A busca maior na hora de presentear é por buquês de rosa vermelha e cestas com tema romântico, com bichinho, corações, entre outros. É claro que as vendas devem aumentar mais perto da data, como 12 de junho cai em um domingo, o movimento deve ser mais expressivo na sexta (10) e no sábado (11)”, comenta Morgana Lopes.
Segundo ela, o Dia dos Namorados, não é uma data em que é possível estipular um valor médio que será gasto com os presentes. Na hora de presentear o parceiro (a), o valor fica em segundo plano.
“Não podemos especificar um tíquete médio para esta data. Ela é marcada pelo romantismo, pelo amor, demonstração de afeto e nestes casos, o valor é o que menos conta”, finaliza a empresária.