Após denúncias, Concurso da Guarda Civil Municipal de Guaratuba é anulado

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Após inúmeras denúncias de candidatos que participaram do Concurso de Guaratuba, a Prefeitura e a Universidade UNIOESTE informam que a prova referente à primeira fase para o cargo de Guarda Civil Municipal, realizada no dia 9 de julho, foi anulada.

Entre os motivos estariam o equívoco no número de questões da prova e a desordem sequencial das questões.

“Sendo assim, a nova prova será refeita no dia 3 de setembro de 2023, com as correções que comprometeram a sua aplicação adequada. Ressaltamos que todas as medidas necessárias serão tomadas para evitar que situações semelhantes ocorram futuramente”, se manifestou a prefeitura em suas redes sociais.

Os candidatos inscritos no concurso da GCM serão informados sobre os procedimentos e orientações para a realização da nova prova conforme novo cronograma de provas:

http://portal.guaratuba.pr.gov.br/bdimages/d_oficiais/1001/724aaaaaf833f1381b980fa9266d091f.pdf.

Erros levaram à anulação 

No dia 9 de julho, centenas de candidatos participaram do Concurso Público para seleção da Guarda Municipal de Guaratuba.

No entanto, muita polêmica cercou a prova. Os candidatos fizeram questionamentos sobre os problemas envolvendo a impressão do material.

Entre os erros relatados por eles estavam: A inclusão de cinco questões a mais do que as previstas no edital, na ocasião os candidatos foram orientados a não responder as cinco últimas; Erro na impressão da numeração das questões, que foram divididas de 1 a 15 e de 21 a 25, pulando as de número 16, 17, 18, 19 e 20; A não inclusão de questionamentos sobre a história de Guaratuba.

Na ocasião, Roberto Justus, Prefeito de Guaratuba, gravou um vídeo em que falou sobre a polêmica envolvendo o concurso e destacou que o município iria tomar providências.

“Quero dizer a vocês que já chamei meu procurador geral para analisar todas essas questões. As informações que temos até agora são muito graves e que provavelmente vão levar à anulação da concurso e à responsabilização da empresa contratada pela prefeitura para aplicar a prova”, disse Justus em um trecho do vídeo.

O Concurso

Ainda nos primeiros meses do ano, a Prefeitura de Guaratuba anunciou a abertura de inscrições para o Concurso Público, que visa preencher 30 vagas para Guarda Civil Municipal, além da formação de cadastro reserva.

Poderiam participar candidatos que concluíram o ensino médio e que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria AB.

Já o salário oferecido aos profissionais aprovados é de R$ 2.543,93, referente a uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.