Confirmado o primeiro caso da variante Ômicron no Paraná

Crédito da Foto - AEN

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Na coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde ( SESA), confirmou a existência do primeiro caso da variante Ômicron no Paraná.

O homem, de 24 anos, mora em Curitiba e teria apresentado os primeiros sintomas no dia 14 de dezembro de 2021. A variante foi confirmada após o exame ser encaminhado para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, que fez o sequenciamento genômico e identificou a nova variante.

“A variante Ômicron é cerca de 2 ou 3 vezes mais transmissível que a Delta, muito semelhante ao vírus do sarampo. Mas aparentemente menos grave que outras ondas, sobretudo por conta da grande cobertura vacinal no Paraná. É importante frisar que os quadros têm sido leves, mas temos paranaenses que não tomaram nenhuma dose da vacina e ainda não retornaram para a dose de reforço. Se não houver a vacinação, que está disponível nas unidades de saúde, casos mais graves vão acontecer”, destacou o secretário de Saúde, Beto Preto durante a coletiva.

A Secretaria de Saúde, também confirmou que no Estado já ocorre a transmissão comunitária da variante Ômicron.

O Paraná registou em janeiro de 2022, 40.164 infectados, enquanto este número chegava aos 9.165 em dezembro de 2021. O número alcançado em janeiro deste ano, pode ser comparado ao registrado em janeiro de 2021, quando a vacinação foi iniciada e foram confirmados cerca de 44 mil casos (onze dias).

Já a média móvel dos casos foi de 1.914,5% em relação aos 14 dias anteriores, aproximadamente 4.175 por dia.

O Paraná ainda não anunciou novas medidas restritivas para frear o número de casos, mas as medidas preventivas devem permanecer. Entre elas: uso correto de máscara, distanciamento social, manter ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que estejam com sintomas respiratórios.

“Todas as medidas estão no nosso radar, mas nesse momento qualquer tipo de aglomeração fora do comum deve ser evitada. Precisamos retomar os cuidados, caso contrário vamos ver nossos hospitais apresentarem grande lotação nos próximos dias”, finalizou o secretário.

O Brasil detectou o primeiro caso da variante no dia 30 de novembro e segundo o Ministério da Saúde, ela já é dominante no país. Até a última segunda-feira (10), 92 casos da variante Ômicron foram confirmados, além de uma morte. Ao todo são 708 casos em investigação em todo país.