Conheça Janaína Souza: Parnanguara que muda vidas através da Capoeira

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Janaína Souza é uma parnanguara que faz a diferença na cidade através de uma de suas maiores paixões: a Capoeira. Com o título de contramestra e membro do Grupo Candeias, ela é formada em Direito e cursa a faculdade de Educação Física.

Atualmente, ministra aulas e compartilha seus ensinamentos com jovens e crianças carentes, através do esporte que prega especialmente a disciplina, ocupando o tempo ocioso dos alunos e contribuindo não apenas com a formação da estrutura física, como também, na formação do caráter dos seus pupilos.

Ao todo, são 26 anos dentro do esporte e 24 anos como professora. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta ilustre parnanguara? Confira a entrevista!

Quando você descobriu o amor pela capoeira?

Foi em um projeto social da Secretaria Municipal de Esportes no então Ginásio Albertina Salmon com 11 anos de idade, eu ia aos treinos acompanhar meu pai que é professor de Boxe, e no dia estaria iniciando a capoeira. Vi um vizinho meu fazendo um movimento e desde então eu fui ver como era, estou na capoeira desde a primeira aula até hoje, me apaixonei pelos movimentos, pela disciplina e o som do berimbau. Do projeto o qual comecei, me tornei professora e continuo até hoje. São 26 anos praticando, me dedicando e procurando mostrar a quão importante e rica é nossa cultura e como ela é modificadora e inclusiva, ao todo são 24 anos dando aula no projeto social. Comecei a dar aula muito cedo, porém sempre me dedicando. Hoje viajo o Brasil ministrando cursos e participando de eventos.

Quais dos seus títulos considera mais importante?

Todos os títulos são importantes, pois houve muita dedicação e esforço. Hoje eu tenho em torno de 23 campeonatos em 1º lugar. São cinco mundiais, Sul brasileiro, Paranaenses, Títulos internos, Campeonato da Red Bull Paranauê que foi muito importante, onde foi uma seletiva e cheguei na semifinal. Ano retrasado fiquei em 6º lugar no Mundial Joga Bonito, onde me dediquei e treinei mais do que já treinava e acabei conseguindo o 1º lugar no ano passado, lá pude mostrar que podemos muito mais do que imaginamos. Hoje, sou atleta bolsista da Secretaria Municipal de Esportes, onde além de dar aulas eu treino para representar nossa cidade.

Qual o maior benefício desta arte marcial?

Disciplina, melhora as condições psicomotoras, alonga todos os membros corporais, melhora os reflexos, ajuda na coordenação dos movimentos diários, fortalece a musculatura de todo corpo, melhora a postura, ativa a circulação sanguínea corporal e cerebral, ajuda no equilíbrio emocional, sincroniza movimentos com musicalidade, além de melhorar o sono, tirar o stress e provocar o bem-estar.

Onde você ministra aulas atualmente ?

Hoje eu desenvolvo os treinos em 3 locais na cidade: Albertina Salmon, segunda, quarta e sexta-feira a partir das 19 horas. No Jardim Iguaçu, projeto Céu das Artes, nas terças e quintas às 15 horas. Na Vila São Vicente, terças e quintas a partir das 19 horas, lá as aulas ocorrem na Rua Domingos Peneda, 2021, perto da Pista de Skate.

Quem pode se tornar um aluno?

Todos sem exceção.

Quais os contatos para os interessados?

Facebook: Jana Souza Candeias

Instagram: @janasouzacandeias

Telefone: (41)3422-1260 ou presencialmente na Secretaria Municipal de Esportes, que fica na Arena Albertina Salmon, Ponta do Caju.