Conheça Lilio Sampaio: Maquinista há mais de 44 anos

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Lilio do Rocio Sampaio, hoje com 67 anos de idade, é um cidadão parnanguara que tem uma profissão no mínimo diferente dos demais: ele é maquinista de trem há mais de 44 anos.

Iniciou na profissão através de um concurso na Rede Ferroviária Federal S/A em janeiro de 1977 e no dia 17 de maio do mesmo ano começou a trabalhar como auxiliar de maquinista.

Hoje coleciona experiências e histórias inesquecíveis como maquinista da Litorina para a empresa Serra Verde Express, sempre desenvolvendo seu trabalho com alegria e leveza, mas também com a seriedade e disciplina que a função exige.

Para seu Lilio, ter a oportunidade de ver todos os dias, junto aos turistas as belezas da nossa Serra do Mar é a melhor parte da profissão e é fácil de entender. Quem faz o trajeto com o trem da Litorina vê lugares como o: Rio Ipiranga, Cachoeira Céu da Noiva, O Túnel e a Garganta do Diabo, a Baía de Paranaguá, Santuário do Cadeado, Ponte São João e muito mais.

Crédito da foto: Viajando com a Sy

O percurso dura em média três horas, neste tempo, os passageiros também recebem algumas informações sobre a história da ferrovia. Como por exemplo, que ela foi construída por cerca de 9.000 homens, que no início era usada apenas para transporte de carga e só em 2008 passou a transportar passageiros e que o carro percursor possuía 56 lugares reformados.

Durante os longos 44 anos e 7 meses de profissão, seu Lilio viveu muitos momentos marcantes, mas para ele, um em especial, não sai da memória.

“O que mais marcou foi a viagem que a apresentadora Ana Maria Braga fez em agosto de 2011 com a sua equipe para provar o barreado em Morretes, na ocasião eu fui entrevistado pelo Louro José, foi um momento divertido e de reconhecimento que nunca vou esquecer”, relembrou ele.

Quem quiser mais informações sobre o passeio com a Litorina, basta entrar em contato com a empresa Serra Verde Express pelo número (41) 3888-3488. Com certeza, seu Lilio, o maquinista, vai estar lá para apreciar junto com você as belezas da Serra do Mar.