Conheça o Instituto Peito Aberto, que desde 2013 desempenha um lindo trabalho em Paranaguá

Crédito da Foto: MD Saúde

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Desde 2013, Paranaguá conta com o Instituto Peito Aberto. A idealizadora é Fabiana Parro, que aos 36 anos foi diagnosticada com câncer de mama, ela usou sua história de superação para fazer a diferença na vida de outras mulheres que passam pelo mesmo momento delicado.

O Instituto não tem fins lucrativos e oferece gratuitamente atendimentos da área de saúde para mulheres diagnosticadas com câncer de mama, além do apoio psicológico e das doações de perucas, que são confeccionadas por voluntárias e essenciais na retomada da vaidade daquela mulher que está enfrentando o tratamento.

Até agora, 250 mulheres já foram atendidas pelo Instituto e a intenção é ampliar ainda mais esse trabalho, segundo Fabiana. Na entrevista para o Portal E+ Notícias, ela conta tudo em detalhe. Confira!

Na imagem, Fabiana Parro

Como surgiu o Instituto Peito aberto

O Instituto surgiu em 2013, com nosso primeiro outubro Rosa. Em 2012, fui diagnosticada com câncer de mama aos 36 anos. Durante minha luta contra o câncer, puder vivenciar de perto as dores, os medos e as incertezas que essa luta trás para a vida das mulheres. Foi assim que o Instituto surge, com o objetivo de acolher e acompanhar essas mulheres desde o diagnóstico, durante e após o tratamento. Assim, conseguimos transformar a vida dessa mulher e de sua família

Em 2014, oficializamos nosso trabalho como uma Ong sem fins lucrativos e em 2015, conseguimos nos instalar na sede que estamos até hoje. Sede está doada pelo SETTAPAR, nosso maior mantenedor. Todos que atuam dentro do Instituto são voluntários e todos os projetos e doações realizadas pelo Instituto são gratuitas. Sobrevivemos de doações e vendas dos produtos confecção por nossa oficina de costura.

Quem pode procurar pelos serviços ofertados pelo Instituto

Qualquer mulher que esteja passando pelo tratamento do câncer de mama, pode ser atendida pelo Instituto, independentemente de ter convênio ou ser atendida pelo SUS. Nosso objetivo é estar ao lado dessa mulher para que ela consiga passar da melhor forma possível pelo tratamento.

Ao chegar até o Instituto, ela será acolhida por uma ex paciente. Após esse primeiro acolhimento, ela será encaminhada para a assistente social que fará os devidos encaminhamentos de acordo com as necessidades dessa paciente.

Como a população pode colaborar com o trabalho de vocês

Como somos uma Instituição que sobrevive do trabalho voluntário, toda e qualquer doação é sempre bem-vinda. Hoje temos o SETTAPAR que nos sede o local para nosso atendimento, sem custo algum. A empresa Rocha e o mercado Bavaresco que nos ajudam mensalmente.

Apesar de não pagar aluguel, a Instituição possui alguns gastos mensais, por esse motivo, precisamos de doações, além das ações que fazemos que arrecadação de verbas.

Quem quiser e puder nos ajudar, pode adquirir nossas camisetas, os produtos de nossa oficina de costura. Ou entrar em contato pelo número 3423-0649, pelas redes sociais, ou ainda fazer doação via Pix – CNPJ 21.875.101/0001-86

Quantas mulheres são atendidas hoje

Hoje o Instituto atende 76 mulheres com câncer de mama. Já passaram por nossos atendimentos mais de 250 mulheres durante esses anos de trabalho junto a comunidade.

Como nossos profissionais da área da saúde são voluntários, e nossa demanda é muito grande, não conseguimos atender outros tipos de câncer. A não ser para as doações de perucas, que conseguimos atender qualquer tipo de câncer com doações gratuitas. Nosso banco de perucas hoje tem cadastrado mais de 350 perucas. Já doamos mais de 200 perucas para todo o Brasil.

Informações sobre nosso trabalho estão disponíveis no site: www.peitoaberto.org.br.