Como a Copa do Mundo acontece a cada quatro anos, muitas instituições públicas e privadas estão alterando seus horários de atendimento para que os funcionários possam assistir aos jogos da Seleção de Brasileira.
A regra vale para os funcionários públicos federais que trabalham em bancos. Neste caso, o expediente foi definido em portaria do Ministério da Economia e leva em conta a hora em que ocorrerão as partidas do time brasileiro.
A portaria permite aos funcionários públicos o encerramento do expediente duas horas antes do horário dos jogos do Brasil, conforme o horário de Brasília (DF).
As horas não trabalhadas deverão ser compensadas entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023. A forma de compensação será estipulada pelo gestor e vai levar em conta o tipo de trabalho adotado pelo órgão público. É possível fazer até duas horas extras por dia para repor o tempo devido.
Veja como ficará o atendimento bancário:
Quando o jogo começar às 12h:
– Das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30 (horário de Brasília);
Quando o jogo começar às 13h:
– Das 8h30 às 11h30 (horário de Brasília);
Quando o jogo começar às 16h:
– Das 9h às 14h (horário de Brasília).
Escolas Municipais:
A Prefeitura de Paranaguá publicou recentemente as informações de como vão funcionar as escolas municipais durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa.
A Prefeitura vai levar em conta o parecer do Conselho Municipal de Educação, o Decreto Municipal Nº 3.847/2022 e o Ofício Circular 002/2022 da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
No dia 24, no jogo entre Brasil e Sérvia (16h) haverá dispensa de alunos às 15h30. A reposição de carga horária será através de planos de estudos.
No dia 28, no jogo entre Brasil e Suíça (13h) o horário será normal. Cada instituição de ensino deverá adequar suas atividades e rotina interna. Após o término do jogo a aula deverá ocorrer normalmente.
Ainda segundo o município, os estudantes poderão ir à escola vestindo a camisa do Seleção brasileira, o uso de acessórios que remetem a Copa do Mundo também estão permitidos. Não podem ser levados para as instituições de ensino itens que possam causar danos à audição como: cornetas, vuvuzelas, apitos e similares.
Já no dia 02 de dezembro, no jogo entre Brasil e Camarões (16h) haverá dispensa dos alunos às 15h30 com reposição de carga horária por meio de planos de estudos.
“Os planos de estudos se caracterizam como atividades complementares para que os estudantes realizem sem a presença do professor e dos estudantes no mesmo espaço físico as quais deverão contemplar a proposta curricular integrando o processo de avaliação da criança”, disse a secretária da Educação, Tenile Xavier.
Foto: Nosso Paraná