Corpo de Bombeiros completa 109 anos de atuação no Paraná

Crédito da Foto - Band News

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

No dia 08 de outubro, o Corpo de Bombeiros completa 109 anos de atuação no Estado. A criação da corporação aconteceu em 1912 através do presidente da Província do Paraná, Carlos Cavalcanti de Albuquerque.

Em todo Estado, por ano, uma média de 300 mil ocorrências são atendidas pela corporação, incluindo: afogamentos, resgates, acidentes, entre outros tipos de emergências.

“Não só o Corpo de Bombeiros, mas a Polícia Militar e toda a sociedade tem muito a agradecer pelos relevantes serviços prestados, pelas inúmeras vidas que foram salvas pelas mãos desses homens e mulheres que nos enchem de orgulho”, comentou o comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira em entrevista sobre a data para a Agência Estadual de Notícias.

Para falar sobre o dia 08 de outubro e também contar um pouco a respeito dos desafios da profissão, o Portal E+ Notícias conversou com o Tenente do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, Rodrigo Malaquias. Confira!

Na imagem, o Tenente Rodrigo Malaquias

O que representa esse aniversário de 109 anos de atuação do Corpo de Bombeiros no Paraná?

Ano após ano, o Corpo de Bombeiros tem prestado atendimento à população paranaense, desempenhando sua missão de salvar vidas, proteger o patrimônio e o meio ambiente. A comemoração do aniversário da corporação, no dia 08 de outubro, serve como lembrança dos dias e noites trabalhados, sem cansar e sem cessar, em prol da sociedade. É a data em que temos a oportunidade mostrar reconhecimento público aos nossos homens e mulheres que colocam suas vidas em risco e à disposição do próximo em momentos de emergência.

Como tem sido o trabalho realizado em Paranaguá?

O Corpo de Bombeiros de Paranaguá é uma das mais antigas unidades do estado, pois sua formação é datada de 1914. Desde então, teve atuação em ocorrências de grande vulto, como a explosão do Navio Vicuña, em 2004, e o desastre das “Águas de março”, em 2011. Desde seu início, passou por expansões e reformulações para atender as diversas ocorrências em sua área de atuação, que apresenta riscos potenciais tanto em terra quanto em mar. Nos últimos anos, tem passado por uma fase de reequipamento e modernização, contando com caminhões de combate a incêndio urbano, viatura adaptada para combate a incêndio em locais de difícil acesso e uma embarcação pioneira no estado do Paraná, voltada para operações de busca e salvamento marítimo.

Para os jovens que sonham em seguir esta profissão, o que o senhor diria?

Uma profissão que envolve a salvaguarda de vidas, não pode ser tratada somente como profissão. A função bombeiro-militar é como um sacerdócio, pois envolve dedicação integral ao serviço em que nossos bombeiros muitas vezes abrem mão do convívio com sua família para prestar socorro a pessoas desconhecidas, agindo como heróis anônimos na maior parte do tempo. O preparo físico e psicológico é necessário para manter o alto padrão exigido para o desempenho de nossas funções de maneira satisfatória, porém, há poucas coisas mais recompensadoras do que o olhar agradecido da população e a sensação do dever bem cumprido.