Durante a temporada de verão, muitas pessoas aproveitam para descansar, conhecer lugares novos e se arriscar em novas atividades. Os programas ao ar livre são muito requisitados nesta época do ano, especialmente os praticados em meio a natureza.
Opções não faltam: trilhas, escaladas, banhos de cachoeira, rapel, descidas de rio com boia, rafting. Mas, não basta apenas se arriscar em busca de diversão e adrenalina, são necessários cuidados básicos para garantir a segurança e integridade física.
No dia 6 de fevereiro, um homem morreu depois de se afogar ao descer um tobogã de pedra na trilha do Salto dos Macacos, em Morretes. O corpo foi localizado após buscas de mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
A tenente Ana Paula, do Corpo de Bombeiros, conversou com o Portal E+ Notícias sobre o assunto. Confira!
Quais os cuidados que devem ser tomados antes de se arriscar em trilhas, escaladas e atividades semelhantes?
Todas as vezes que as pessoas procuram atividades que proporcionem um pouco mais de aventura, como trilhas, escaladas, ou até mesmo para chegar até cachoeiras, é importante que tenham cuidado redobrado. Elas precisam buscar informações sobre estes locais para qual estão indo, o ideal é buscar apoio de guias, pessoas que conheçam aquela região.
Há muitos registros de acidentes envolvendo este tipo de atividade no litoral do Paraná?
Os principais tipos de ocorrências relacionadas a este tipo de atividades são de pessoas que vão fazer um morro ou trilha e acabam sofrendo algum tipo de lesão. Muitas vezes ocorrem também quedas, o que impossibilita que elas continuem o trajeto e além disso, temos casos de pessoas que chegam até o fim da trilha ou até uma cachoeira e acabam usando o local para se divertir e se acidentam, em casos mais trágicos vem a óbito, dependendo da gravidade do acidente.
Essas atividades realmente são muito prazerosas, é um ambiente bastante diferente, mas é importante que as pessoas tenham cuidado e redobrem a atenção. Até porque, ainda há a questão dos animais peçonhentos, a dica é usar sempre o material e roupas adequados para a atividade em questão.
No caso de acidentes durante trilhas e escaladas, qual o procedimento deve ser realizado? E com relação as pessoas que se perdem no trajeto, qual orientação?
Mesmo que seja um passeio rápido é ideal é a prevenção. Leve itens básicos de sobrevivência, pois há sempre a possibilidade de um imprevisto. É aconselhável sempre ter em mãos uma quantidade suficiente de água, de alimentação, lanternas, celulares sempre carregados, ficar atento a previsão do tempo, inclusive para não se tornar vítima das cabeças d’água. E no caso de emergências ligue 193.