Corpo de Bombeiros faz balanço das fortes chuvas que assolaram o Litoral do Paraná

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Nas últimas horas, fortes chuvas assolaram o Litoral do Paraná e trouxeram inúmeros prejuízos para os moradores da região.

As aulas nas escolas e demais instituições de ensino chegaram a ser suspensas em virtude das condições climáticas, como uma forma de zelar pela integridade física de funcionários e estudantes no caso de eventualidades.

Foto: TVCI

O expressivo volume da água também causou pontos de alagamento e enchentes em Paranaguá e nas praias, com o aumento do nível do mar. Guaratuba chegou a suspender por tempo indeterminado os serviços de travessia no ferry boat.

“O 8º Grupamento de Bombeiros e as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, após a confirmação dos eventos que assolaram o litoral do Estado do Paraná, neste dia 10 ago. 2022, decorrentes dos fortes ventos e moderada chuva, concomitante ao aumento do nível de água nas praias, semelhante a ressaca, ocasionando pontos de alagamento e inundações, foram acionados para atendimentos emergenciais e de urgência”, comentou o setor de comunicação do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Corporação, o horário mais crítico de atendimento foi entre 12h00 e 17 horas da última quarta-feira (10).

“A faixa horária de maior relevância foi compreendida entre as 12h00min e as 15h00min com incidências de rajadas de ventos de 97,2 km/h e precipitação de 101,6 mm em 24h, no município de Guaratuba, município mais atingido, seguido por Matinhos, com danos de média gravidade relacionados principalmente a alagamento/inundações, quedas de estruturas, destelhamentos, quedas de árvores, interrupção de água e de energia elétrica, atingindo estruturas públicas e particulares”, detalhou o Órgão.

Foto : Folha do Litoral

Em todo o litoral do Estado, até o momento há o registro de 263 pessoas afetadas, com aproximadamente 38 famílias desabrigadas (20 delas na região de Guaratuba e 18 em Matinhos).

O Corpo de Bombeiros informou ainda que foram  distribuídos 21 rolos de lona com 100 metros de lona cada, sendo 17 unidades distribuídas somente em Guaratuba. O objetivo é que sejam usados nas residências que foram destelhadas com o vendaval.

A boa notícia é que nas próximas horas não há previsão de chuva nem vento forte para o Litoral do Paraná .

“Para as próximas horas não há previsão da incidência de ventos e/ou chuvas fortes no litoral do Estado, bem como a tendência é de estabilização e volta a normalidade, porém, ainda, com riscos para alagamento”, destacou o 8º Grupamento.

Os Bombeiros também agradeceram a colaboração dos demais Órgãos e voluntários envolvidos nas ações de resgate e prevenção.

“Por fim, o Corpo de Bombeiros agradece o apoio dos vários órgãos, instituições, voluntários e imprensa na condução e desenvolvimento a população litorânea do Estado do Paraná”.