Corpo de Bombeiros orienta banhistas sobre os riscos das cabeças d´água

Imagem de arquivo que mostra o resgate de banhistas que ficaram ilhados em virtude da cabeça d' água. Foto - Folha do Litoral

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Durante o verão e as chuvas fortes que têm sido recorrentes, é comum um fenômeno que se manifesta nos rios e é conhecido como cabeça d´água.

Esses episódios já foram registrados no município de Morretes e em alguns deles, o desfecho foi o pior possível.

Para explicar no que consiste o fenômeno cabeça d´água , o Portal E+ Notícias entrevistou a tenente do Corpo de Bombeiros, Ana Paula. Confira!

O que é cabeça d´água?

A cabeça d´água é o aumento rápido e repentino do nível de um rio devido às chuvas.

Com a chuva na cabeceira do rio ou em partes mais altos do percurso, esse fluxo de água desloca rio abaixo de forma bastante rápida, aumentando consideravelmente o fluxo de água e o nível daquele rio, naquele momento.

O ideal é sempre conversar com pessoas que conhecem o local antes de entrar em rios e cachoeiras. É importante, também, ficar atento à previsão do tempo pois mesmo em dias ensolarados podem a acontecer pancadas fortes de chuva, resultando em cabeças d´água.

Qual orientação do Corpo de Bombeiros quando o fenômeno iniciar?

Basicamente a prevenção/proteção é com a atenção à condição climática, em especial às chuvas. Quando esse volume de água começa a se deslocar, a água tende a trazer sedimentos (folhas e galhos de árvore)

Sempre que possível, procurar um local em que haja proteção por guarda-vidas. Aqui no nosso litoral temos um Posto durante a Operação Verão em Morretes, na Curva do Félix. Além da prevenção aquática também fazem orientações com relação a essas situações.

Outra dica interessante é que a pessoa pode mandar um SMS para o número 40199 com o CEP de uma localidade. Toda vez que houver situação adversa meteorológica é enviado um alerta para aquele número, com relação à área informada.