Na tarde da última quarta-feira (07), a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), confirmou o quarto caso da variante delta do coronavírus no Paraná. O paciente é um homem de 58 anos que morava em Apucarana.
Ele apresentou sintomas no dia 19 de abril, recebeu o resultado positivo para Covid-19 e já no dia 26 do mesmo mês foi levado para a enfermaria, depois transferido para a UTI onde veio a falecer no dia 14 de maio.
Segundo a SESA, o homem era filho da mulher que apresentou o primeiro caso positivo da variante no Paraná, divulgado em junho.
“A cepa foi confirmada por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2 realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro”, destacou a Agência Estadual de Notícias.
A informação é que ainda não há transmissão comunitária porque é um caso de contato próximo ao primeiro registro, ele é considerado de transmissão local pela vigilância sanitária.
“O Estado do Paraná está atento às investigações, acompanhando os casos e o sequenciamento junto à Regional de Saúde de Apucarana e ao Laboratório Central do Estado (Lacen). A vigilância destes casos é uma das grandes preocupações da neste momento de pandemia, exatamente para identificarmos a circulação viral. Os casos confirmam que a variante delta está presente no Estado desde o mês de abril, mas ainda temos a prevalência da variante gama (P.1)”, relatou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto para a Agência Estadual de Notícias.