Covid-19: Ocupação dos leitos de UTI cai 90% no Paraná

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Uma excelente notícia foi divulgada pela Agência Estadual de Notícias, na última segunda-feira (05). Pela primeira vez em mais de quatro meses, a taxa de ocupação de leitos na UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, caiu 90% no Paraná.

No dia 05 de julho, índice chegou aos 89%: dos 2.007 leitos disponíveis na rede hospitalar do Estado, 1.783 estão ocupados. As informações foram repassadas através do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde.

O Boletim informou ainda, que a região Norte é a que apresenta o menor índice, com ocupação de 85%, em seguida aparece a região Leste, com 88%, e o Noroeste, 90%. A região Oeste é a que apresenta o índice mais elevado, com 94% de ocupação.

“Não há dúvida que essa redução tem dois fatores importantes. As medidas de controle são as mais eficientes para que não haja contaminação, e uma parte da população continua sendo muito positiva em manter o isolamento social. Mas, com certeza, a vacinação já cumpre seu papel”, destacou Vinicius Filipak, diretor de Gestão em Saúde da Secretaria, para a Agência Estadual de Notícias.

O diretor ainda informou, que houve mudança no perfil das pessoas que estão internadas. O número de idosos e pessoas com comorbidades que já receberam a vacina contra o coronavírus, caiu consideravelmente.

“Em toda a pandemia, mais de 60% dos pacientes na UTI tinham mais de 60 anos. Nos últimos meses, esse percentual reduziu: no fim de junho, apenas 27% dos internados em UTI eram idosos. Quem já foi vacinado também pode chegar a ser internado, mas são casos menos graves e com menor tempo de permanência no hospital”, finalizou Vinicius Filipak.

PARCEIROS