COVID-19: Paraná derruba lei que obriga uso de máscara em locais fechados

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Na manhã desta terça-feira (29), o Governo do Paraná lançou o decreto 10.596/2022, que permite a circulação em ambientes fechados sem o uso da máscara de proteção contra a COVID-19.

A Secretaria de Estado da Saúde ( SESA), ficará responsável em regulamentar o uso em determinados espaços internos, como : ônibus e locais usados para atendimento médico e hospitalar.

A medida já está valendo em todo Paraná e leva em conta a redução do número de casos positivos e de mortes em decorrência da COVID-19, bem como, o satisfatório avanço da vacinação nos municípios paranaenses.

O uso da máscara era obrigatório no Estado desde 28 de abril de 2020 . A mudança na lei só foi possível, devido a uma alteração legislativa que deu ao Estado a autonomia para tomar decisões sanitárias sobre uso de máscara, o que ocorreu no começo do mês de março.

“Quase dois anos após a implementação da regra das máscaras, finalmente chegamos ao momento que podemos tirar a imposição do uso das máscaras também em ambientes fechados. Essa conquista só foi possível porque o paranaense aderiu em massa a nossa campanha de imunização e também sempre respeitou as medidas sanitárias nos momentos mais críticas. É uma conquista de todos os paranaenses”, disse o Governador Ratinho Junior.

No Paraná, quase 80% da população completou o  calendário vacinal e mais de 4 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço.

Além disso, houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 54% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 75% no mesmo período.

PARCEIROS